fev
19
2015

BRASIL – OAB enquadra Joaquim Barbosa no caso do Ministro Eduardo Cardozo.

247 – O ex-ministro Joaquim Barbosa, que fez da Justiça um trampolim para a política e causou polêmica com sua exigência de demissão do ministro José Eduardo Cardozo (leia mais aqui), foi repreendido, em nota, pela Ordem dos Advogados do Brasil.

a boa cabra
Barbosa exigiu – isso mesmo, exigiu – a demissão de Cardozo, porque o ministro recebeu advogados de empresas investigadas na Lava Jato. Na nota, a OAB lembrou que ser recebido por autoridades públicas é uma das prerrogativas do advogado – função que Barbosa, supostamente, passou a exercer depois de deixar o STF – e também um dever do servidor público.
O ex-ministro, no entanto, tentou apenas aproveitar uma brecha no noticiário para voltar a ser o que sempre foi: um político, que se vale do populismo mais rasteiro para seduzir corações e mentes (leia mais a respeito).
Leia, abaixo, a nota da OAB nacional:
 
Nota da OAB Nacional
O advogado possui o direito de ser recebido por autoridades de quaisquer dos poderes para tratar de assuntos relativos a defesa do interesse de seus clientes.  Essa prerrogativa do advogado é essencial para o exercício do amplo direito de defesa. Não é admissível criminalizar o exercício da profissão.
A autoridade que recebe advogado, antes de cometer ato ilícito, em verdade cumpre com a sua obrigação de respeitar uma das prerrogativas do advogado. A OAB sempre lutou e permanecerá lutando para que o advogado seja recebido em audiência por autoridades e servidores públicos.
Diretoria da OAB Nacional
Marcus Vinicius Furtado Coêlho – Presidente
Claudio Lamachia – Vice-presidente
Cláudio Pereira de Souza Neto – Secretário-geral
Cláudio Stábile – Secretário-geral Adjunto
Antonio Oneildo Ferreira – Diretor Tesoureiro
(Via Br247)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

fevereiro 2015
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728