set
18
2014

CEARÁ – NOTA 10 | Samu passa a atender mais dez cidades do Ceará.

a boa ambul

A população de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Saboeiro e Quixelô contará, a partir de hoje, com os benefícios do Serviço Móvel de Urgência (Samu). O governo do Estado entregará nesta quinta feira(18) a sede do novo serviço de saúde cuja base ficará na cidade de Iguatu, localizada a cerca de 380 quilômetros de Fortaleza.

Os moradores desses dez municípios passam a contar, em casos de urgência, com uma ambulância avançada, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e mais cinco ambulâncias básicas. Com a implantação do Samu ness região, a população terá a segurança de um serviço 24 horas, de domingo a domingo, e até nos feriados. Contará com assistência de equipes multiprofissionais de saúde, formada por sete médicos, sete enfermeiros, dez técnicos de enfermagem e 15 condutores. Os profissionais são preparados pela Secretaria da Saúde do Estado, também responsável pelo pagamento dos salários de todos os profissionais e pela gestão do serviço. O prédio do Samu – Regional Iguatu foi cedido pela Prefeitura Municipal.

Socorro

O Samu presta socorro em qualquer lugar, em residências, locais de trabalho, vias públicas. Basta ligar para o 192. A ligação é gratuita. Quando o Samu recebe a ligação um médico regulador faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente ou a pessoa que fez a chamada sobre as primeiras ações que podem ser tomadas, como a prestação dos primeiros socorros ou a imobilização da vítima, dependendo da gravidade do caso. Em casos graves, o paciente é transferido de uma ambulância com UTI. O médico comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos ou Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e assim garante atendimento rápido, com menos riscos de sequelas e redução de óbitos graças ao socorro.

Fonte: O estado.ce

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago   out »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930