jul
30
2014

SOBRAL – Secretária de Saúde, Dra. Monica Lima, fala sobre a situação real do Sarampo e Dengue em Sobral. Confira detalhes…

A Secretária Dra. Monica Lima  foi a entrevistada da manhã desta quarta feira(30), do Programa Alô Alô Zona Norte, na Rádio Tupinambá AM de Sobral, o tema discutido: Sarampo e Dengue. A Secretária de Saúde de Sobral, falou muito bem sobre a real situação do nosso município.

DSCF6044

SARAMPO…

Segundo a Secretária Dra. Monica, Sobral está sob controle, com praticamente 100% de cobertura da vacinação de suas crianças. Das 13. 694 dose destinadas ao município de Sobral para vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos, 13.009 já foram aplicadas. Veja o controle de cobertura feita por idade: 6 meses a 1 anos: 100% vacinadas; 1 ano: 84,5%; 2 anos: 98,3%; 3 anos: 87,5%; 4 anos: 97,25%.

Ressaltar que até 29 de julho de 2014, foram notificados para investigação 125 caso suspeitos, desses nós temos 20 casos confirmados.  Nesta semana haverá uma treinamento com todas as Agentes de Saúde do município, para discutir a situação de cada área onde as mesma atuam, e traçar ações de combate ao SARAMPO.

O município permanece com o atendimento a vacinação que acontece nas Unidades de Saúde, dentro dos horários normais de atendimento, até 1º de agosto.

DENGUE…

A problemática da Dengue é bem mais complexa. Sobral funciona hoje como uma metrópole da Região Norte, onde recebemos diariamente pessoas vindo de todas as cidades da Zona Norte, e por conta disso estamos “na eminência do perigo”. A cidade do IPÚ está vivendo uma epidemia de dengue, são mais de 7 mil casos notificados para mais de 300 casos confirmados, o que evidencia a epidemia. (Para o MS 300 casos para 100 mil habitantes já é epidemia, imaginem uma cidade como IPÚ, que tem pouco mais de 45 mil habitantes).

Nessa situação, Sobral está preocupado, mas todo o trabalho está sendo feito de monitoramento nas ruas dos bairros e centro da cidade. De forma mais especifica tivemos de janeiro até o dia 29 de julho, 980 notificações com 213 casos confirmados, sendo 728 em investigações, levando em conta que temos 201 mil habitantes, estamos bem controlados.

Já trabalhando o 3º Ciclo de visitas, o índice de infestação do mosquito é hoje de 0,3% ( O índice da OMS é de 1%).

Dra. Monica fez questão de ressaltar a grande parceria feita, sob a orientação do Prefeito Veveu Arruda(PT), com todas as Secretarias da Prefeitura de Sobral, interagindo com a sociedade, envolvendo parceiros importantes, como é o caso do Exército Brasileiro através do Tiro de Guerra de Sobral, que cedeu 30 voluntários para auxiliar os Agentes de Endemias nas visitas domiciliares, além de outros órgãos e Entidades Comunitárias neste esforça conjunto para tentar barrar a permanência do mosquito entre nós.

No programa tivemos ainda a participação do Dr. Carlos Hilton, vice prefeito de Sobral, que ressaltou o trabalho feito pela Dra. Monica Lima na Secretaria de Saúde e convocou a população a se empenhar nessa luta contra a Dengue, que começa dentro da casa de todos os sobralenses.

DETALHES – O Alô Alô Zona Norte é apresentado pelo Radialista Ítalo Costa, com participação de Carlos Torres, Viana Farias e Comentários Políticos de Bené Fernandes. Rádio Tupinambá AM de 7h30min ás 9 horas.

Fonte: Sobral Agora. 

Foto: Bené Fernandes

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos