jul
27
2014

BRASIL – Eleições 2014 – IBOPE – Dilma tem 55% no Nordeste; Aécio se sai melhor no Sudeste, diz pesquisa.

A B OA DILMA

A presidente Dilma Rousseff (PT), que tenta a reeleição, e o candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, tiveram no Nordeste o maior percentual de intenção de voto entre todas as regiões do país, mostrou pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. O candidato do PSDB, Aécio Neves, se saiu melhor no Sudeste, segundo o instituto

As informações fazem parte do primeiro levantamento do Ibope após o registro das 11 candidaturas a presidente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no último dia 5, que mostrou Dilma com 38% das intenções de voto, Aécio Neves com 22% e Eduardo Campos com 8%.

O Ibope fez a pesquisa entre as últimas sexta (18) e segunda (21). O instituto ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-00235/2014

Nordeste

O levantamento indica que, no Nordeste, Dilma tem 55% das intenções de voto, contra 11% de Campos e 9% de Aécio Neves – os outros oito candidatos somam 7%. Veja abaixo:

– Dilma Rousseff (PT): 55%
– Aécio Neves (PSDB): 9%
– Eduardo Campos (PSB): 11%
– Pastor Everaldo (PSC): 2%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Zé Maria (PSTU): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Outros somados: 2%

Norte  / Centro Oeste

No Norte/Centro Oeste, Dilma tem 34% das intenções de voto, ante 25% de Aécio e 9% de Campos – os demais têm, juntos, 5%.

– Dilma Rousseff (PT): 34%
– Aécio Neves (PSDB): 25%
– Eduardo Campos (PSB): 9%
– Eduardo Jorge (PV): 2%
– Pastor Everaldo (PSC): 2%
– Outros somados: 1%

Sudeste

Conforme os dados de intenção de voto, o Sudeste foi a região em que o tucano se saiu melhor. Na região, Dilma tem 32%, Aécio registra 28% e Campos, 6% – os outros oito somam 7%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, há empate técnico entre Dilma e Aécio.

– Dilma Rousseff (PT): 32%
– Aécio Neves (PSDB): 28%
– Eduardo Campos (PSB): 6%
– Pastor Everaldo (PSC): 3%
– Luciana Genro (PSOL): 1%
– Zé Maria (PSTU): 1%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Outros somados: 1%

Sul

No Sul, a presidente tem 30%, Aécio aparece com 26% e Campos, 9% – os demais registram 9%. Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, há empate técnico entre Dilma e Aécio.

– Dilma Rousseff (PT): 30%
– Aécio Neves (PSDB): 26%
– Eduardo Campos (PSB): 9%
– Pastor Everaldo (PSC): 4%
– Luciana Genro (PSOL): 2%
– Zé Maria (PSTU): 2%
– Eduardo Jorge (PV): 1%
– Outros somados: 0

Condição e porte dos municípios
A presidente Dilma Rousseff se saiu melhor na pesquisa considerando municípios do interior e com menos de 50 mil habitantes. Conforme os dados, ela registra 41% das intenções de voto em cidades do interior contra 22% de Aécio e 8% de Eduardo Campos. Nos municípios pequenos, de até 50 mil habitantes, ela tem 46% das intenções de voto, Aécio 22% e Campos, 7%.

Renda e escolaridade
Os dados mostram ainda que o candidato do PSDB tem desempenho melhor do que o de Dilma Rousseff em dois recortes: entre eleitores com renda familiar superior a cinco salários mínimos e entre eleitores com elevado nível de escolaridade.

Considerando os entrevistados de famílias com renda de até um salário mínimo, Dilma soma 56% das intenções de voto. Aécio Neves registra 11% e Campos, 7%. Daqueles com renda familiar acima de cinco salários, 37% afirmaram que pretendem votar em Aécio, 29% em Dilma e 11% em Campos.

Entre os eleitores que não passaram da 4ª série do Ensino Fundamental, a presidente Dilma Rousseff registra 45% das intenções de voto ante 17% de Aécio Neves e 6% de Eduardo Campos. Considerando os que têm nível superior, Aécio Neves soma 33%, Dilma aparece com 27% e Campos, 11%.

Fonte: G1.com

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos