jul
28
2012

Saúde realiza mobilização de vacinação contra Hepatite B em Sobral.

A prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Saúde e Ação Social, e sob orientação do Ministério da Saúde, realizará neste sábado (28/07), grande mobilização para atendimento de vacinação contra a hepatite B para toda a população. O dia 28 de julho, foi escolhido por ser a data comemorativa ao Dia Mundial de Luta contra hepatites virais. A campanha para intensificar a imunização contra a hepatite B, será realizada em todos os Centros de Saúde da Família do município de Sobral para ampliar a cobertura vacinal.

De acordo com a coordenadora de Atenção Primária do Município, Indhira Scherlok, os trabalhos de imunização se iniciarão a partir das 8h, se estendo até às 17h, sem intervalo para almoço. “A mobilização pretende atingir grande número de pessoas, principalmente os homens, que não tem muito a prática de cuidados com a sua própria saúde e esquecem de realizar as vacinas. O atendimento, em todos os postos de saúde, sem parada para almoço, foi pensado para oportunizar aos usuários do SUS, que trabalham aos sábados, a vacinação na saída de seus expedientes de trabalho. Um forte esquema de mobilização está sendo feito nas rádios de Sobral, além de igrejas e entidades civis”, disse Indhira.
A hepatite B é conhecida por sua grande capacidade de transmissão, principalmente por via sexual, da mãe para o bebê durante a gestação e/ou no parto e por sangue ou derivados que estejam contaminados. Passa de pessoa para pessoa com mais facilidade que muitos agentes infecciosos, inclusive o HIV, vírus causador da aids. De acordo com o SUS, no Brasil, existem mais pessoas infectadas com a Hepatite B do que com a Aids.
A Campanha de Vacinação atenderá todas as crianças, inclusive recém-nascidos, adolescentes (11 a 19 anos), adultos (20 a 59 anos), gestantes após o terceiro mês de gravidez e idosos (60 anos e mais), este último considerado grupos vulneráveis. A vacina é disponibilizada gratuitamente, e deve ser tomada em três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

Fonte: Sec. de Saúde do Município de Sobral.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 17 anos de militancia em Sobral, e agora Jornalista Profissional, registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004

Deixe um comentário

Veja posts mais antigos

Hora Certa

Fale Conosco

Sites e Blogs indicados

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

A VOZ DE SOBRAL EM BRASILIA.

Dep. Federal Pe. Zé - PP

Parceiros do Blog

20 ANOS DE SUCESSO EM SOBRAL

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player