jul
18
2019

BRASIL – Associação de imprensa condena ataques a Miriam Leitão e Glenn Greenwald.

A Associação Brasileira de Imprensa divulgou nota oficial em que condena “ameaças e intimidações” a jornalistas. São citados os nomes de Miriam Leitão e do sociólogo Sérgio Abranches.

A jornalista e seu marido participariam da 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, mas tiveram o convite cancelado após protestos nas redes sociais e um abaixo-assinado contrário à presença do casal.

Miriam Leitão é vista como oposicionista ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), presidente que teve na cidade catarinense 83% dos votos válidos na última eleição.

“Para evitar que o evento fosse descontinuado, a gente optou por cancelar a vinda dela, infelizmente. Também pela segurança do evento e dela, sobretudo”, afirmou o organizador.

A nota da ABI também cita o nome de Glenn Greenwald, alvo de protestos durante a Flip, em Paraty (RJ).

Paulo Henrique Amorim, morto no último dia 10, também é mencionado. No final de junho deste ano, o jornalista havia sido afastado do programa que apresentava na Record

A radicalização de grupos político-ideológicos (…) representa um retrocesso civilizatório inaceitável para a democracia brasileira”, diz a nota assinada pelo presidente da ABI, Paulo Jeronimo de Sousa, que chama os episódios de ofensa e intimidação de “atentados à liberdade de reunião e de expressão”.

Leia a nota na íntegra:

“Unidade contra ameaças e intimidações”

Neste momento, em que crescem as ameaças e intimidações aos jornalistas e outros brasileiros, tendo como principais exemplos as sofridas por Glenn Greenwald, Míriam Leitão e Sérgio Abranches, acompanhadas de demissões e afastamento de profissionais, promovidas por veículos de comunicação, como a que ocorreu com Paulo Henrique Amorim, a ABI conclama os jornalistas, os democratas e as entidades da sociedade civil a se unirem para garantirmos o Estado Democrático de Direito.

A radicalização de grupos político-ideológicos, que se caracterizam, basicamente, pelo desprezo ao conhecimento e pela rejeição à diversidade, representa um retrocesso civilizatório inaceitável para a democracia brasileira.

É cada dia mais preocupante o crescimento da ousadia destes grupos, na maior parte das vezes, escondidos pelo anonimato das redes sociais. Agora, no entanto, decidiram sair das ofensas para a intimidação direta, com ameaças e ações públicas, como em Paraty.

Para a Casa do Jornalista, a utilização da Constituição Federal e dos demais instrumentos legais deve ser a forma de enfrentamento a estes atentados à liberdade de reunião e de expressão.

A ABI, juntamente com as demais entidades democráticas da sociedade civil, exige que o Estado brasileiro aja em defesa dos princípios fundamentais da nossa democracia, investigando e aplicando a lei contra os que ameaçam e intimidam participantes de reuniões pacíficas.

Paulo Jeronimo de Sousa

Presidente da ABI” 

(Via Folhapress)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos