jun
20
2019

SOBRAL – QUINTA SANTA: Católicos celebram o Dia de Corpus Christi, a festa do ” Corpo de Deus”.  

Hoje é dia de Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo[1]), generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

SOBRAL 

Todas as paróquias realizarão procissões pelas ruas. Na minha paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Sinhá Sabóia, a Igreja Matriz realizou ás 8hs desta quinta feira a Santa Missa. No decorrer da tarde, a procissão de Corpus Christi acontecerá pelas ruas dos bairros Cohab II e Sinhá Sabóia, tendo inicio com uma Missa ás 16 horas na Igreja de São José(Cohab II) de onde iniciará a procissão, que percorrerá várias ruas chegando até a Igreja Matriz, onde acontece a benção do santíssimo e a celebração. O nosso vigário é Padre Aristides.

Na nossa paróquia, muitos fiéis Católicos enfeitam suas ruas e a frente de suas casas onde o percurso da procissão passará. Hoje, por ser um dia Santo, portanto é feriado. 

Fonte: Sobral Agora

Pesquisa: Wikipédia.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário