jun
2
2019

CEARÁ – ALERTA: Vírus desconhecido afeta rebanho bovino no Ceará e deixa pecuaristas em alerta.

Especialistas em bovinocultura alertam para os riscos do Trypanossoma Virax ,um protozoário responsável pela tripanossomose, uma doença que afeta as células vermelhas do sangue, provocando anemia nos animais e gerando enorme prejuízos para os produtores. 

Exames realizados no laboratório das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), em Minas Gerais, apontaram 38% dos animais avaliados como soropositivos. Ele alerta que em todas as regiões do Estado foram observados desafios com essa enfermidade.

O principal motivo que impede a precaução contra as doenças é a desinformação dos produtores rurais, que desconhecem os sintomas e não sabem como proceder ao detectar que seu animal encontra-se nesta situação. Além disso, a ausência de higiene adequada e vigilância sanitária cuidadosa torna os animais suscetíveis às infecções causadas por moscas. 

O tratamento é simples. O proprietário do animal precisa adquirir o medicamento. O custo por animal não é superior a R$ 25 por vacina. No total, são necessárias de três a quatro doses por ano.

Fonte: Ceará Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário