maio
7
2019

CEARÁ – NOTA 10: Prefeito Gerlásio Loiola comemora com o povo, os 100 anos da construção do Açude de Forquilha(CE)

Prefeito de Forquilha, Gerlásio Loiola(PT) e seu vice, Régis Prado, reúnem a imprensa e a população forquilhense para comemorar o Centenário de construção do Açude do Forquilha(CE).

NA HISTÓRIA. 

No dia 07 de maio de 1919 era iniciada a maior obra hídrica da Zona Norte do Estado do Ceará, sobre a coordenação do Engenheiro Civil do IFOCS Dr. Domingos Rômulo da Silva Campos sendo seu auxiliar o santanesense João Batista Demétrio de Sousa, onde estes bravos republicanos concluíram no ano de 1928 com ajuda de Deus e de seus operários este bem hídrico do povo forquilhense. Seu volume é de 50.132.000 – m3 (Cinqüenta milhões cento e trinta e dois mil metros cúbicos). As primeiras sangrias aconteceram nos anos de 1939, 1940 e 1950.

Em 1918 o paraibano Epitácio Pessoa, ascendeu á Presidência da República e a seca passou a ser encarada com maior atenção. O povoado de Campo Novo hoje submerso sobre as águas do açude de Forquilha, recebia um avultado número de operários vindos dos mais longínquos arraiares sertanejo a traz de se empregar na construção desse importante Açude.

 

(Arquivo: Blog do Célio Cavalcante).

Fonte: Sobral Agora. 

 

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos