maio
30
2019

SOBRAL – 100 ANOS: Ivo Gomes, Camilo Santana e Marcos Pontes abrem encontro internacional do Centenário do Eclipse de Sobral.

Os sobralenses comemoram nesta quarta feira (29/05) os 100 de comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Einstein.

A programação.

Pela manhã, com a presença de grande público, o prefeito Ivo Gomes, juntamente com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o governador Camilo Santana, aconteceu a abertura do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, no Centro de Convenções. Na ocasião houve o lançamento pelos Correios do Selo Comemorativo do Centenário, ilustrado com fotos da época.

Um dos momentos aguardados foi a realização de videoconferência entre autoridades locais e da Ilha do Príncipe (na África), onde, há 100 anos, o eclipse não pôde ser observado com perfeição, por conta do tempo desfavorável. Na videoconferência as autoridades ressaltaram que os 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade unem, decisivamente, Sobral e Ilha do Príncipe como pontos históricos que ajudaram na prosperidade da ciência.

Durante o evento, o prefeito de Sobral destacou especialmente os avanços na área da educação em Sobral. Ele reforçou a importância de investimentos permanentes e compromisso nessa área e também em ciência e tecnologia.

A partir das 14 horas, a Global Opera in Science subiu ao palco do Theatro São João, também em Sobral. A apresentação foi transmitida simultaneamente em Campos dos Goytacazes (RJ), Portugal, Ilha do Príncipe e Noruega.

A grande festa aconteceu na Praça do Patrocínio, onde uma multidão presente pode ter acesso ao Museu do Eclipse, que reabriu novamente suas portas, após ter passado por uma reforma completa. A solenidade de reinauguração contou com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto  do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa.

(Via sobral online)

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário