maio
30
2019

SOBRAL – 100 ANOS: Ivo Gomes, Camilo Santana e Marcos Pontes abrem encontro internacional do Centenário do Eclipse de Sobral.

Os sobralenses comemoram nesta quarta feira (29/05) os 100 de comprovação da Teoria Geral da Relatividade de Einstein.

A programação.

Pela manhã, com a presença de grande público, o prefeito Ivo Gomes, juntamente com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o governador Camilo Santana, aconteceu a abertura do Encontro Internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, no Centro de Convenções. Na ocasião houve o lançamento pelos Correios do Selo Comemorativo do Centenário, ilustrado com fotos da época.

Um dos momentos aguardados foi a realização de videoconferência entre autoridades locais e da Ilha do Príncipe (na África), onde, há 100 anos, o eclipse não pôde ser observado com perfeição, por conta do tempo desfavorável. Na videoconferência as autoridades ressaltaram que os 100 anos de comprovação da Teoria da Relatividade unem, decisivamente, Sobral e Ilha do Príncipe como pontos históricos que ajudaram na prosperidade da ciência.

Durante o evento, o prefeito de Sobral destacou especialmente os avanços na área da educação em Sobral. Ele reforçou a importância de investimentos permanentes e compromisso nessa área e também em ciência e tecnologia.

A partir das 14 horas, a Global Opera in Science subiu ao palco do Theatro São João, também em Sobral. A apresentação foi transmitida simultaneamente em Campos dos Goytacazes (RJ), Portugal, Ilha do Príncipe e Noruega.

A grande festa aconteceu na Praça do Patrocínio, onde uma multidão presente pode ter acesso ao Museu do Eclipse, que reabriu novamente suas portas, após ter passado por uma reforma completa. A solenidade de reinauguração contou com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto  do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa.

(Via sobral online)

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos