set
27
2018

CEARÁ -TRABALHO: Deputado Moses Rodrigues comemora liberação de seguro defeso dos pescadores Cearenses.

O deputado federal Moses Rodrigues trouxe uma boa notícia para os pescadores do estado do Ceará. Foi revogada nesta quinta-feira (27) a portaria que impedia o pagamento do seguro defeso aos pescadores de todo o Ceará.

Segundo o parlamentar, essa conquista foi possível através de uma articulação conjunta com o presidente do Congresso Nacional, Senador Eunício Oliveira, o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, o Ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, o Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca, o Secretário Especial da Aquicultura e da Pesca, Dayvson Souza e o Presidente do INSS, Edison Garcia.

Ainda de acordo com Moses Rodrigues, a medida beneficiará mais de seis mil pescadores, que serão amparados pelo INSS. A verba liberada aproxima-se de R$ 18 milhões, que serão injetados diretamente na economia cearense.

A luta da categoria foi apresentada ao parlamentar no dia 6 de agosto, quando mais de 700 pescadores estiveram reunidos em Fortaleza para buscar a solução do problema. Após o encontro na capital cearense, o parlamentar participou de uma reunião no Palácio do Planalto com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Ronaldo Fonseca, para tratar sobre a revogação das Portarias Nº 78, de 29 dezembro de 2017, e Nº 30, de 06 junho de 2018, que garantem a normalidade do pagamento do seguro defeso aos pescadores Cearenses.

Seguro Defeso

Criado para dar garantias de renda aos pescadores artesanais de todo o País, o seguro-defeso é o benefício destinado aos profissionais que ficam impossibilitados de trabalhar no período de defeso – meses em que a pesca para fins comerciais é proibida devido à reprodução dos peixes.

Para ter direito à assistência financeira temporária, o trabalhador deve comprovar que exerce a pesca de maneira ininterrupta. O benefício corresponde ao valor de um salário mínimo por mês de defeso e é administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Fonte: Assessoria de Comunicação.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Anuncie aqui!

Faculdades Uninta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Forronejo na Fm Paraíso