ago
3
2018

CEARÁ – AÇÃO: MP pede que Justiça mande recolher armas distribuídas pelo Governo do Ceará.

Ministério Público do Ceará solicitou à Justiça que determine o recolhimento das 3.140 armas distribuídas pelo Governo do Estado nesta quarta-feira (1º) a policiais civis e militares, por possíveis falhas de segurança. O pedido é do promotor de Justiça Ricardo Rocha, por meio da 26ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, segundo o qual “a arma adquirida é comprovadamente perigosa”.

De acordo com o MP, pela “gravidade e urgência do fato”, a Promotoria já realizou quatro petições cobrando posicionamento da Justiça. Em nota, a Secretaria da Segurança do Ceará informou que não vai se pronunciar sobre o assunto.

O Governo do Estado realizou solenidade de entrega das armas nesta quarta-feira, em Fortaleza. Além de pistolas, foram apresentados 150 fuzis e cinco fuzis de precisão, com luneta e bipé, utilizados por atiradores de elite. O armamento foi entregue com 41 dias de atraso.

Sem travas

Sobre o armamento, o promotor diz que “no próprio site da fabricante, há um alerta para o risco de disparo acidental em caso de quedas, pois, originalmente, ela não possui travas. Acontece que a empresa fez um ajuste no equipamento para adicionar uma trava interna e poder atender ao edital. Defendemos que, como o produto original não tinha travas, é necessário promover uma nova licitação para que outras empresas possam entregar armas corretamente fabricadas”, argumenta.

Ele cita ainda a existência de um relatório do Exército norte-americano recomendando que este modelo de armamento não seja utilizado por falhas de segurança.

Na semana passada, policiais civis afirmaram que estavam sem trabalhar por falta de armamento. A Secretaria de Segurança havia informado que aguardava o lote de armamento. “Cada policial do Ceará terá a sua arma. Ele vai sair de casa com a sua arma e voltar para sua casa armado”, afirmou o secretário da Segurança, André Costa, durante a solenidade de entrega.

Ação judicial

Em abril deste ano, uma ação civil pública com pedido de liminar foi ajuizada para que a empresa ganhadora da licitação para compra das armas fosse desclassificada, “em razão da ausência de documentos obrigatórios comprovando a utilização de 3.000 armas (pistolas) em forças policiais ou militares e ausência de informações sobre falhas no funcionamento do tipo de arma ofertada”.

A ação judicial continua aguardando apreciação pela 13ª Vara da Fazenda Pública, no entanto, as armas já foram compradas e entregues à polícia, por isso, o Ministério Público realizou o aditamento de pedido de liminar.

Antes do ajuizamento da causa, a 26ª Promotoria de Justiça expediu uma recomendação, em 15 de março, ao procurador-geral do Estado e integrante da Comissão Central de Concorrências do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana, e ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Santos Costa, com o intuito de que houvesse a suspensão imediata do certame licitatório.

 Fonte: G1.CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Anuncie aqui!

Faculdades Uninta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

agosto 2018
S T Q Q S S D
« jul    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Forronejo na Fm Paraíso