ago
23
2018

BRASIL – Eleições 2018: Marina Silva será a primeira a aparecer na propaganda eleitoral de rádio e TV.

A candidata da chapa Rede-PV Marina Silva será a primeira a aparecer no bloco da propaganda eleitoral obrigatória no Rádio e na TV deste ano, no dia 1º de setembro. A ordem de quem aparecerá nos dois blocos diários que irão ao ar durante o primeiro turno foi definida nesta quinta-feira em sorteio realizado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, onde ocorre uma audiência pública com a presença de representantes de partidos e de empresas de comunicação para colher sugestões sobre o plano de mídia das eleições 2018.
No primeiro dia da propaganda obrigatória, depois de Marina irá ao ar o programa do candidato Cabo Daciolo (Patriota), seguido por José Maria Eymael (PSDC), Henrique Meirelles (MDB) , Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Geraldo Alckmin (PSD\uD83D\uDE0E, Vera Lúcia (PSTU), Lula (PT), João Amoêdo (NOVO), Álvaro Dias (Podemos), Jair Bolsonaro (PSL) e João Goulart Filho (PPL). Além disso, foi definido pelo TSE, a partir dos cálculos das sobras dos tempos de propagandas dos 13 candidatos, que a sobra de 9 segundos do tempo de propaganda serão destinadas cada dia ao último candidato que falar em cada um dos blocos diários. Depois do primeiro dia a ordem de aparição dos candidatos vai sendo alternada de forma que todos sejam contemplados igualmente com o tempo de sobra.
O TSE também divulgou a divisão do tempo a que cada candidato terá direito nos dois blocos de propaganda partidária, que é calculado levando em conta a bancada na Câmara dos Deputados das siglas que compõem a chapa do candidato:
– Geraldo Alckmin ( (PSDB, PRB, PP, PTB, PR, PPS, DEM, PSD, SDD) 5 minutos e 32 segundos
– Lula ( PT, PCdoB e PROS): 2 minutos e 23 segundos
– Henrique Meirelles (MDB e PHS) com 1 minuto e 55 segundos.
– Álvaro Dias (Pode, PSC, PTC, PRP): 40 segundos
– Ciro Gomes (PDT-Avante) 38 segundos,
– Marina SIlva (Rede-PV) : 21 segundos
– Guilherme Boulos (PSOL- PCB ):13 segundos
– Jair Bolsonaro (PSL): 8 segundos
– Cabo Daciolo (Patriota) 8 segundos
– Vera Lúcia (PSTU): 5 segundos
– João Amoêdo (Novo): 5 segundos
– João Goulart FIlho (PPL) 5 segundos
O horário eleitoral no rádio e na TV no primeiro turno terá duração de 35 dias e começa em 31 de agosto. Como as propagandas das campanhas presidenciais vão ao ar terças, quintas e sábados, o primeiro programa dos presidenciáveis será no dia 1º de setembro, que cai em um sábado. Ao todo, serão dois blocos diários de 25 minutos para as eleições majoritárias e proporcionais, sendo que metade deste tempo (12 minutos e meio) será destinado aos 13 candidatos à Presidência. Nestes dias o restante do tempo ficará para as propagandas dos candidatos a deputado.
Às segundas, quartas e sextas os blocos serão com as propagandas dos candidatos ao Senado. No rádio os blocos irão ao ar às 7h da manhã e ao meio dia. Na TV os blocos serão às 13h e às 20h30.
INSERÇÕES DIÁRIAS
Além dos blocos de propaganda, serão divulgadas no rádio e na TV 28 inserções diárias de 30 segundos inseridas todos os dias da semana ao longo das programações. A distribuição destas inserções é feita por um sistema do TSE para garantir que seja igualitária e a quantidade de inserções a que cada candidato tem direito também leva em conta as bancadas dos partidos de suas chapas. Dessa forma, Geraldo Alckmin terá 434 inserções, Lula terá 189, Meirelles terá 151, Álvaro Dias terá 53, Ciro Gomes terá 51, Marina Silva terá 29, Guilherme Boulos terá 17, Eymael terá 12, Daciolo e Jair Bolsonaro terão 11 e Vera Lúcia, João Amoêdo e João Goulart Filho terão sete.
As sugestões para o plano de mídia poderão ser recebidas até as 19h de amanhã e serão juntadas na proposta de instrução que vai regulamentar a distribuição da propaganda eleitoral em rádio e TV e que será analisada pelo plenário do TSE na próxima terça-feira.
Com informações O Globo

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos