jul
21
2018

BRASIL – TÁ DIFÍCIL: Sem o apoio do “centrão”, Ciro faz acenos à esquerda.

Lançado oficialmente ontem pelo PDT como candidato do partido à Presidência da República, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes fez aceno direto a PSB, PCdoB e PT na tentativa de romper isolamento.

As siglas integram o que a coordenação da campanha do pedetista chama de campo progressista.

Um dia depois de perder o apoio do “centrão” (PR, PP, DEM, SD e PRB), que se bandeou para a pré-candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), e ainda sem um nome escolhido para vice na chapa, o candidato deu indicativo de que concentrará energias na costura de uma frente de esquerda.

Sob risco de não firmar alianças e ainda tendo de enfrentar desgaste depois de suas últimas polêmicas — a principal delas, o xingamento desferido contra promotora paulista, a quem chamou de “filho da puta” sem saber que se tratava de mulher —, o ex-ministro investe as energias agora na formação de um arco mínimo de partidos que lhe permita ampliar o tempo de propaganda eleitoral.

Sozinho, o PDT tem somente 28 segundos de exposição gratuita na TV e rádio. Para efeito de comparação, com a adesão dos cinco partidos do “centrão”, Alckmin deve ultrapassar os quatro minutos a cada inserção de 12min30s diária.

Deputado federal e presidente do PDT no Ceará, André Figueiredo disse ao O POVO que a legenda brizolista tem uma tarefa urgente: fechar com o PSB. “Temos essa expectativa de que o PSB venha para a aliança. E vemos a possibilidade de o PCdoB entrar também”, disse.

A sigla comunista tem encontro hoje para discutir se mantém a candidatura da deputada estadual Manuela d’Ávila (RS) ao Planalto ou se indica a parlamentar para vice noutra chapa. Já o PSB agendou reunião para o dia 30 e convenção para 5 de agosto, data-limite para oficialização dos candidatos.

Questionado se o PDT vai tentar chegar a algum entendimento com o PT, Figueiredo respondeu que a agremiação “vai manter a candidatura do ex-presidente Lula”, que deve ser barrada pela Lei da Ficha Limpa. O dirigente pedetista também minimizou o anúncio de que o “centrão” apoiará o nome tucano nas eleições.

“Não contávamos desde o início que o ‘centrão’ apoiasse o Ciro, mas houve movimentação de alguns partidos do bloco. Pra gente, foi até uma surpresa que eles aceitassem pontos da nossa agenda”, afirmou. Segundo o deputado, Ciro “tinha algumas simpatias de integrantes do ‘centrão’, mas, infelizmente, eles foram minoritários”.

Até a véspera da divulgação do apoio do “blocão” a Alckmin, Ciro e sua equipe econômica negociavam diretamente com lideranças de legendas do grupo, notadamente o PP do senador Ciro Nogueira, o DEM do presidente da Câmara Rodrigo Maia e o SD do deputado Paulinho da Força — este último sugeriu que pode retomar as conversas com o PDT caso o PSDB não reveja itens da reforma trabalhista, como o fim da cobrança do imposto sindical.

Líder do governo Camilo Santana (PT) na Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Evandro Leitão afirmou que, entre os objetivos principais do PDT neste momento, “estão fechar a coligação (com PSB, PCdoB e PT) e o nome para vice”.

Matéria do O POVO.
Foto: Radialista Veríssimo Barroso.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Anuncie aqui!

Faculdades Uninta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

julho 2018
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Forronejo na Fm Paraíso