maio
24
2018

CEARÁ – Município de Groaíras teve 4 Escolas premiadas NOTA 10.

 

Tive informações que a cidade de Groaíras(CE) teve apenas quatro(4) Escolas premiadas. O município concorreu apenas com quatro(4) e que todas teria sido premiadas. Escolas premiadas foram: Alberto Alves Bezerra, Professora Júlia Elisa Farias, Professora Noélia Ximenes Parente e Escola Nossa Senhora do Rosário.

O último dia 23 de maio de 2018, o Município comemorou 61 de sua emancipação. Confira um pouco da história da terra de Padre Mororó. 

Formação administrativa

Em 1929, Groaíras tornou-se distrito sobralense, ainda sob o antigo nome Riacho do Guimarães. Em 1938, Riacho do Guimarães reduziu o nome para Guimarães e, no mesmo ano, foi anexado pelo município de Cariré. Em 1950, Guimarães mudou o nome para Groaíras. Em 1957, Groaíras se emancipou de Cariré. Em 1991 foi criado o distrito de Itamaracá.[4]

Atualmente Groaíras possui seis distritos: o distrito-sede, Itamaracá, Boa Vista, Marrecas, Juá e Córrego dos Matos.

Evolução política

Os primeiros indícios de evolução política nascem da elevação do povoado à categoria de Distrito conforme Lei nº 2.704, de 16 de dezembro de 1929. Suprimido conforme Decreto nº 193, de 2 de março de 1931, e restaurado na forma do Decreto nº 169, de 31 de março de 1933. Com o advento da Lei nº 116, de 17 de novembro de 1935, que instituiu Distritos Especiais passa a integrar o porte dos que se alinham nessa categoria. Sua elevação à categoria de Município provém de Lei nº 3.603, de 23 de maio de 1957, tendo sido instalado a 6 de outubro do mesmo ano, trazendo como novidade a denominação atual.

O primeiro prefeito foi Eloi José de Vasconcelos, posteriormente ocuparam o cargo de Prefeito Municipal, os Srs. José Artur Ribeiro Guimarães, Cesário Melo Feijão, Raimundo Antônio Cassimiro, Joaquim Guimarães Neto, Manoel Teixeira Melo, Zoelia Maria Loiola Paiva, José Almir Matos Lopes, Adail Albuquerque Melo e atualmente Francisco Ueliton Martins Vasconcelos.

Atualmente, a Câmara Municipal tem a Seguinte composição: Benedito Everton Azevedo, Claúdio Juvenal Ximenes Aguiar, Francisca Cilene Ximenes Maciel, Francisco Clerton Alves Paiva, Gonçalo Ribeiro Paiva Filho, Jose Gildo Matos Lopes, Jose Maria Mesquita, Messias Cassimiro Albuquerque e Pedro Alves Neto.

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos