maio
29
2018

CEARÁ – AGORA? Camilo apoia manifestação dos caminhoneiros e diz que há “desgoverno” no Brasil.

Em coletiva de imprensa, nesta terça-feira, 29, durante a aula inaugural da segunda turma de aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros, o governador Camilo Santana (PT) se posicionou com relação à greve dos caminhoneiros. As paralisações estão no nono dia.

O petista defendeu a motivação dos manifestantes, garantiu o abastecimento de serviços essenciais e falou dos prejuízos das paralisações no Estado. O governador deu boas-vindas aos 295 novos soldados e 50 oficiais que serão capacitados para integrar a segurança pública no Estado. O curso terá duração de 5 a 6 meses para soldados soldados e de um ano e meio para os oficiais.
Já em bate-papo ao vivo pelo Facebook, horas depois, Camilo voltou a criticar o Governo Federal. Para ele, é inadmissível que a Petrobras crie um política de preço dos combustíveis que gere prejuízos à população brasileira.
“Reconhecemos que é justa a manifestação dos caminhoneiros de todo o Brasil pelo aumento abusivo que ocorreu no preço dos combustíveis. É responsabilidade exclusiva do Governo Federal, da Petrobras”, pontua.
Na opinião de Camilo, há um “desgoverno” no País e falta liderança para resolver o problema dos combustíveis.  O governador lembrou que 80% dos combustíveis consumidos no Brasil são produzidos e explorados internamente, mas isso não reflete nas bombas, para o consumidor final. “A Petrobras é uma empresa brasileira, patrimônio nosso. Espero que o Governo Federal possa reverter o mais rápido possível essa questão”.
“Acho que é justa a greve dos caminhoneiros reivindicando melhorias, mas nós precisamos garantir os serviços básicos à população”. Ele citou que ainda não há como mensurar os prejuízos já causados pela greve, mas que o governo trabalha para resolver a situação.
ICMS
Quanto às alíquotas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobradas sobre os combustíveis no Ceará, Camilo observou que, diante da atual situação no Brasil, “muitos se aproveitam para passar informações mentirosas”. De acordo com o governador, o Ceará não tem a maior alíquota de ICMS sobre o óleo diesel.
Em crítica direta a Michel Temer (MDB), o petista disse que “o presidente da República, de forma irresponsável, aumenta o preço dos combustíveis abusivamente e joga a responsabilidade para os estados”.  “Diminuíram os recursos da Saúde para o Ceará, não recebo um centavo para a Segurança e agora querem jogar culpa para que os estados comecem a desonerar mais ainda o ICMS”.
“A alíquota no Ceará é igual a de todos os estados do Nordeste. A alíquota normal era 25%, hoje é 18%. Há uma redução de 28% nessa alíquota. E mais importante ainda. O morador que utiliza o transporte público em Fortaleza e na Região Metropolitana tem uma redução de 66%. Hoje, essa alíquota é de 8,5% apenas, até para garantir que não haja aumentos nas passagens de ônibus”, destacou, lembrando da criação do Bilhete Único, em Fortaleza, pela Prefeitura, e do Bilhete Único Metropolitano, pelo Governo.
A paralisação dos caminhoneiros já dura nove dias em todo o Brasil. No Ceará, algumas rodovias já não registram obstrução, mas outras apresentam conflitos na própria categoria. Do protesto contra o preço do combustível aos pedidos controversos por intervenção militar, a ação gerou dúvidas sobre a responsabilidade da greve que parou o País e acumula prejuízo de, pelo menos, R$ 34 bilhões.
Fonte: O POVO.
Redação O POVO Online
Com informações do repórter Italo Cosme

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Anuncie aqui!

Faculdades Uninta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Nosso Acessos

Contador de visitas y estadísticas

Forronejo na Fm Paraíso