maio
18
2018

CEARÁ – 5 A 8 DE JUNHO: Presidente Zezinho Albuquerque trás os maiores especialistas para Seminário Internacional sobre Segurança Pública no Ceará.

O Seminário sobre Segurança Pública organizado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará está com sua programação definida. O ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, fará a conferência de abertura sobre o tema “Pacto Federativo e Segurança Pública no Brasil”. A conferência de encerramento será proferida pelo Ministro Extraordinário da Segurança Pública, Raul Jungmann, que abordará “A inteligência como ferramenta de prevenção e combate à violência: o HUB da Segurança Pública no Ceará”. Realizado pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa Legislativa, a organização do seminário tem o apoio técnico-científico de professores da Universidade Federal do Ceará – UFC, da Universidade Estadual do Ceará – UECE e da Universidade de Fortaleza – UNIFOR.
O Seminário acontece de 5 a 8 de junho, nos auditórios e demais dependências da Casa Legislativa.
A iniciativa tem por objetivo instrumentalizar os Poderes Legislativo e Executivo com indicações de caráter normativo e proposições de medidas e ações referentes à execução de uma Política de Segurança Pública resolutiva e de resultados concretos. Desta forma, mediante a realização de conferências, debates em mesas temáticas e fóruns, com a presença de estudiosos e especialistas de renome nacional e internacional, a instituição almeja contribuir para a construção da cultura de paz e da segurança cidadã no país e no Estado, com a efetivação do direito à Segurança Pública aos cidadãos brasileiros.
Nomes ligados ao tema já estão confirmados, trazendo experiências exitosas de outros países e estados. Dentre eles, Jorge Melguizo (Medellín/Colômbia), ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín; Paulo Valente Gomes (Superintendência de Segurança Pública de Portugal); Luis Gerardo Galbadón (Universidade de Los Andes/Venezuela); Manuel Guedes Valente (Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna/Portugal); Susana Soares Branco Durão (Universidade de Campinas – UNICAMP); José Augusto Lindgren (Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos do Mercosul); Pablo Emilio Angarita (Universidade de Antioquia/Colômbia); e Hugo Acero Velásquez (Bogotá/Colômbia);
O seminário contará com a presença de nomes nacionais e locais como Coronel Ibis Silva Pereira (Polícia Militar do RJ); Michel Misse (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; Murilo Cavalcanti (Secretaria de Segurança Urbana da cidade de Recife – PE); Luis Eduardo Soares (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ); Ana Vládia Holanda Cruz (Fórum Popular de Segurança Pública do Ceará); Carolina Mattos Ricardo (Coletivo Sou da Paz/SP); José Antônio Macêdo (Universidade Federal do Ceará – UFC); Renato Evando M. Filho (Universidade Federal do Ceará – UFC); Helano Matos (Polícia Federal); Paulo Quintiliano da Silva (Instituto de Pós Graduação e Graduação – IPOG); Luis Carlos Cavalcante Galvão (Universidade Federal da Bahia – UFBA); e Renato Lima (Fórum Nacional de Segurança Pública).
(Via Sobral de Prima)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário