maio
2
2018

BRASIL – Bandeira amarela passa a vigorar na conta de luz a partir deste mês de maio.

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mudou a bandeira tarifária de verde para amarela no começo deste mês de março, tornando a conta mais cara. Com isso, será cobrado R$ 1,00 a mais a cada 100 kilowatt/hora (kWh) consumidos, sob a justificativa de ser o final do período chuvoso.

Após esse período, a quantidade de chuvas nos reservatórios das principais hidrelétricas geradoras diminui. Assim, passam a ser utilizadas as usinas termelétricas, que produzem energia sob um custo mais alto.

Com a adoção da bandeira tarifária amarela, a Aneel faz algumas recomendações aos clientes, dentre as quais não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo, não deixar janelas e portas abertas com o ar-condicionado ligado e tomar banhos mais curtos no chuveiro elétrico.

Sistema de bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel com o objetivo de mostrar aos consumidores os verdadeiros custos com energia elétrica. Para isso, existem as seguintes faixas: verde, amarela e vermelha (patamares 1 e 2).

(Fonte: Verdes Mares.com.br)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127

Forronejo na Fm Paraíso