abr
21
2018

CEARÁ – IDEIA: Cearense cria “gerador de energia” para casas e condomínios em casos de apagão.

cear

Em vez de velas, imagina ter um equipamento capaz de fornecer energia na sua casa em casos de apagão? Essa tecnologia já é realidade. A ideia é do cearense e técnico em Telecomunicações Lúcio Rogério, que desenvolveu o Sistema Autônomo de Energia Centralizada (Saec).

De acordo com ele, o equipamento garante o abastecimento elétrico de lâmpadas em residências, condomínios, clínicas e supermercados. Além disso, exerce a mesma função de um gerador de energia, mas com zero custo de manutenção e sem poluição sonora.

“A princípio, ele (o Saec) pode ser instalado em qualquer local. O custo dele é mais acessível, não precisa de mecânico para colocar óleo nem combustível para o seu funcionamento”, explica Lúcio.

Segundo o técnico, quando houver a interrupção de energia, o fornecimento irá partir de uma nova corrente do equipamento, instalado ao lado do disjuntor, garantindo a iluminação básica das residências e condomínios à noite e nas madrugadas. “A carga da bateria será convertida em 220 volts. O Saec mantém a iluminação original do ambiente”, acrescenta.

“Reduzimos os riscos de que se machuquem andando no escuro ou tentando acender velas”, ressalta. O equipamento é fabricado conforme a demanda do cliente em casos de apagão. “É preciso fazer uma visita prévia no cliente para entender o que cliente precisa”, conclui.O projeto foi pensado a partir dos últimos apagões em seu codomínio, no Bairro de Fátima. Foram três meses para o desenvolvimento do equipamento. Segundo Rogério, a Seac vai poder evitar acidentes de pessoas com deficiências e deficientes e idosos dentro das residências.

O custo inicial é de 2 mil. A variação desse valor será conforme a necessidade do cliente. O preço cobrado por um supermercado, por exemplo, será diferente a de uma residência. Em caso de condomínios, o cliente também pode solicitar o equipamento para o seu apartamento ou casa sem precisar instalar em todo o prédio ou residencial.

“O equipamento vai ser instalado dentro do apartamento ao lado do disjuntor. O sistema é para casos de emergência e atende só a iluminação. Para outras necessidades, exigiria uma carga bem maior e o equipamento seria mais complexo”, explica.

Serviço:

Eletrodata
Contato: (85) 3105-6500/ (85) 9 8868-9093
Local: Rua Dom Sebastião Leme, 207, Fátima

(Via Tribuna do Ceará)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos