abr
17
2018

BRASIL – SAMBA DE LUTO: Morre Dona Ivone Lara aos 97 anos

Primeira mulher a fazer samba-enredo numa escola, cantora é ícone na história da música brasileira.

Morreu na noite desta segunda-feira, dia 16 de abril, Dona Ivone Lara, um dos principais nomes do samba no Brasil, aos 97 anos, em decorrência de um quadro de insuficiência cardiorrespiratória. A cantora estava internada em um hospital na zona sul do Rio de Janeiro desde a última sexta-feira, data de seu aniversário. De acordo com o site de notícias G1, ela já vinha apresentando um quadro de anemia e precisou receber doações de sangue.

Dona Ivone nasceu em 13 de abril de 1921, em Botafogo, no Rio. Perdeu os pais cedo, de quem recebeu as primeiras influências musicais. Foi criada pelos tios, com quem aprendeu a tocar cavaquinho e desenvolveu seu amor pelo samba. Formou-se em Enfermagem e atuou como assistente social até 1977, quando passou a dedicar-se somente à música. Casou-se com Oscar Costa, presidente da escola de samba Prazer da Serrinha, com quem teve dois filhos, Alfredo e Odir, morto em 2008.

Considerada a dama do Samba, Don Ivone foi a primeira mulher a fazer um samba-enredo numa escola, o Cinco Bailes da História do Rio, em 1965. Suas composições foram gravadas por intérpretes como Clara Nunes, Roberto Ribeiro, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paula Toller, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Mariene de Castro e Roberta Sá e Dorina. Entres suas composições de sucesso estão Sonho Meu, Sorriso Negro e Alguém me avisou.

Fonte: El Pais

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Anuncie aqui!

Faculdades Uninta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Forronejo na Fm Paraíso