mar
19
2018

BRASIL – NO BRASIL: Ex-presidente Lula começa “caravana” no interior do RS nesta segunda-feira

Pressionado por uma condenação em segunda instância, que prevê execução da pena, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá início nesta segunda-feira (19) a uma caravana de cinco dias pelo interior do Estado do Rio Grande do Sul. De Bagé a São Leopoldo, passando por outras oito cidades, o ex-presidente percorrerá, de ônibus, 1,5 mil quilômetros em um teste a sua popularidade.

O ápice está previsto para a tarde desta segunda-feira, no encontro com o ex-presidente uruguaio José Mujica. A partir das 15h30min, os líderes da esquerda latina reúnem-­se em uma conversa pública no centro de Santana do Livramento. O PT nega caráter eleitoral.

— A caravana possibilita que Lula enxergue as experiências de vida que foram transformadas por ações políticas de seu projeto e promove uma espécie de reencontro com o Brasil — diz Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara.

O itinerário inclui São Borja, com visita aos túmulos dos ex­-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart, e passagens por Santa Maria e Passo Fundo, entre outros municípios. Na Campanha, a caravana repercute antes mesmo de começar. No início do mês, 14 dos 17 vereadores de Bagé assinaram moção de repúdio à visita. “A Rainha da Fronteira não pode receber um condenado considerado bandido político”, diz o documento.

— Nossa manifestação está baseada na ética e na moral, mas cada um é livre para ir e vir — esclarece o presidente da Câmara de Vereadores, Edimar Cardoso (PRB).

Ruralistas também marcaram protesto para demonstrar contrariedade à passagem pela cidade. Para garantir tranquilidade, o presidente do PT no Estado, Pepe Vargas, encontrou-se, há 10 dias, com o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer. A Brigada Militar (BM) está em alerta.

Em ônibus adesivado, Lula estará acompanhado da presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PR), e da ex-presidente Dilma Rousseff. Também devem participar os ex-governadores Tarso Genro e Olívio Dutra. Outros dois coletivos transpor­tarão parlamentares e assessores.

Na tentativa de reforçar a figura de Lula às vésperas da análise dos embargos de declaração (que não alteram a condenação) pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), petistas desconversam sobre a possibilidade de prisão.

— Primeiro, entendemos que ele não deve ser preso. Segundo, entendemos que será absolvido — reforça Pepe Vargas.

Há chance de que o TRF4 analise os embargos nesta quarta-feira, em meio à caravana. Mesmo que os desembargadores neguem o pedido apresentado pela defesa, uma eventual prisão dificilmente ocorreria antes da Páscoa. Na sexta­-feira, ao lançar o livro A Verdade Vencerá – O Povo Sabe por que me CondenaramLula classificou a sua prisão como uma “barbárie jurídica”.

O roteiro

Segunda-feira (19)

Bagé – Visita ao campus da Unipampa

Santana do Livramento – Conversa pública com José Mujica

Terça-feira (20)

Santa Maria – Reunião com reitores e diretores na UFSM e ato público na Nova Santa Marta

Quarta-feira (21)

São Borja – Visita aos túmulos de João Goulart e Getúlio Vargas

Quinta-feira (22)

São Miguel das Missões – Visita ao sítio arqueológico de São Miguel Arcanjo

Cruz Alta – Parada na cidade

Palmeira das Missões – Ato com movimentos sociais

Sexta-feira (23)

Ronda Alta – Visita a unidades do Minha Casa, Minha Vida Rural

Passo Fundo – Visita ao campus da Universidade Federal da Fronteira Sul

São Leopoldo – Ato público, a partir das 19h

Fonte: Jornal ZERO HORA.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

março 2018
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031