jan
18
2018

CEARÁ – HOJE: Governo do Ceará lança Hora de Plantar e assina termos de adesão do Garantia Safra nesta quinta-feira (18).

O governador Camilo Santana lança nesta quinta-feira (18) os projetos Hora de Plantar e Garantia Safra. A solenidade, que acontece às 9h, reúne prefeitos, secretários municipais e agricultores familiares de todas regiões do Estado em Morada Nova. Em sua 31a edição, o projeto de distribuição de sementes e mudas entregará nas mãos dos agricultores 3.030 toneladas de sementes, 6,5 milhões de raquetes de palma forrageira, 400 mil mudas de cajueiro anão precoce, 170 mil mudas de essências florestais nativas e exóticas, e 5 mil m3 de maniva de mandioca. Na cerimônia também serão assinados os 180 termos de adesão do Garantia-Safra 2017-2018.

Hora de Plantar

A ação conta com investimento do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no valor total de R$ 17,2 milhões e beneficia 150.639 mil agricultores familiares em 182 municípios cearenses, ficando de fora apenas Fortaleza e Eusébio, que não dispõem de zona rural. As sementes já se encontram nos 11 armazéns regionais, para serem distribuídas aos escritórios locais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce). A entrega segue a probabilidade de chuvas e acontece em fevereiro na Ibiapaba, Sertão Central, Sertões de Canindé, Baixo Jaguaribe, Maciço de Baturité, Metropolitana e Norte. A distribuição foi concluída na semana passada na região do Cariri e nesta semana serão realizadas as entregas no Centro Sul e sertões dos Inhamuns/Crateús.

As sementes disponibilizadas obedecem um criterioso controle de lotes, observando germinação, pureza e infestação. “É uma expectativa grande porque os produtores vão receber uma semente de qualidade superior antes mesmo do período chuvoso (por volta da metade do mês de fevereiro em Morada Nova) e um por um preço subsidiado, que é muito inferior ao que é praticado pelo mercado”, descreve o gerente regional da Ematerce, Benício Diógenes.

“Esse trabalho é fruto do esforço, do empenho e da dedicação não só na Secretaria de Desenvolvimento Agrário, mas de outras instituições, como (Instituto) Agropolos e Ematerce, que garantem avanços, mesmo com tantas dificuldades, além de inovação tecnológica, introdução de outras culturas e manutenção de rebanhos”, sublinha o secretário da pasta, Dedé Teixeira. Além das entidades citadas pelo titular da pasta, o Hora de Plantar conta com o apoio da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra.

Garantia-Safra

Na mesma cerimônia em que, simbolicamente, os agricultores familiares de todo Ceará recebem as sementes, mudas, raquetes e manivas do Hora de Plantar, serão assinados os 180 termos de adesão do Garantia-Safra com prefeitos de todo Estado. Nesta edição, o Ceará ofertou 350 mil vagas para agricultores familiares, estando 227.051 agricultores inscritos no programa do governo federal. O seguro dispõe de R$ 850 para cada agricultor selecionado que tiver comprovada perda de safra igual ou superior a 50%.

Serviço:

Governo do Ceará lança Hora de Plantar e assina termos de adesão do Garantia Safra
Hora: 9h
Data: 18.1.2018 (quinta-feira)
Local: Praça da Matriz de Morada Nova. Rua Coronel Manoel Hónorato, s/n – Morada Nova/ CE

Fonte: Site do governo do Estado/CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos