dez
17
2017

SOBRAL – Governador Camilo inaugurou a Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral.

Na manhã deste sábado (16/12), o governador do Ceará, Camilo Santana e o Secretário de Segurança Pública, André Costa, entregaram a Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral em cerimônia realizada na Praça da Coluna da Hora, no Centro da cidade, que contou com a participação do Prefeito Ivo Gomes e de centenas de pessoas. Com o objetivo de integrar as forças de segurança do Estado e aproximá-las cada vez mais da população, a Uniseg é uma estratégia de segurança desenvolvida no âmbito do Pacto por um Ceará Pacífico do Governo do Estado.
A Uniseg de Sobral é a quinta inaugurada no Ceará e a primeira instalada no interior. A cidade recebeu, no início de dezembro, 214 novos policiais militares que irão compor o efetivo da unidade. Além destes, outros 31 homens foram transferidos para a Uniseg. Assim, a unidade conta com um efetivo total de 245 policiais que irão atuar exclusivamente na sede do município. A Uniseg de Sobral conta ainda com 10 viaturas modelo Duster, 10 motocicletas com 300 cilindradas e uma base móvel.
A nova estratégia de segurança tem apresentado números satisfatórios na capital. No caso da primeira unidade instalada, no Bairro Vicente Pizón, levou a uma queda de quase 70% em homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, quando comparado o ano de 2015, antes da implantação, com o de 2016. Já os roubos tiveram uma redução de quase 35%.
Expectativa
A população de Sobral recebeu os novos policiais de braços abertos. Para a estudante Jaiane Silveira, a presença da polícia na rua eleva a sensação de segurança. “Em todas as praças que você andar, em Sobral, você vai encontrar pelo menos três policiais e isso deixa a gente mais segura”, afirma.
A sensação é a mesma para o professor Mauro Matos. “Eu caminho à noite pela cidade para dar minhas aulas e vejo a polícia em atividade parando (suspeitos), fazendo revistas e isso deixa a gente mais seguro”, confirma.
O reforço policial nas ruas de Sobral começou a ser implementado no início de dezembro, com a realização de operações no Centro e nos bairros da periferia da cidade. Durante essas ações, os policiais realizam busca de armas e drogas e checam as placas de veículos e os nomes de pessoas suspeitas.
Parceria
O governador Camilo Santana destacou os investimentos de seu governo na área da segurança pública, mas reconheceu que não vai “resolver o problema da segurança só com reforço policial, é preciso trabalhar a prevenção”, disse Camilo, que ressaltou a parceria desenvolvida com o município de Sobral. “Aqui nós vamos ter um conjunto de ações com areninhas, urbanização de praças, iluminação, pavimentação em parceria com o prefeito Ivo. A parceria com a Prefeitura no acompanhamento dos nossos jovens e crianças é a grande política (de segurança) que nós devemos fazer”, concluiu o governador.
Comitê Municipal de Segurança
Outra importante ação realizada neste sábado, foi a instalação do comitê deliberativo do Ceará Pacífico em Sobral, que tem o objetivo de juntar representantes da Prefeitura, Tribunal de Justiça, Ministério público, polícia, defensoria pública e universidade para dialogarem e firmarem compromisso na missão individual de cada um dos parceiros no combate à violência.
“Todos nós sabemos que a impunidade é a mãe da criminalidade. Nós precisamos punir a bandidagem, prender a bandidagem e mantê-la presa. Para isso nós precisamos da polícia civil que faz o inquérito, elucida os homicídios, indicia as pessoas e depois encaminha para o Ministério Público que precisa checar se o inquérito está bem feito para depois oferecer denúncia ao poder judiciário que é quem julga os bandidos”, disse o prefeito Ivo Gomes.
(Via Sobral 24 horas)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Anuncie aqui!

Faculdades Uninta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Nosso Acessos

Contador de visitas y estadísticas

Forronejo na Fm Paraíso