dez
17
2017

MUNDO – ELEIÇÕES: Paraguaios vão às urnas para definir candidatos da eleição geral de 2018.

Cerca de 3,5 milhões de eleitores filiados a partidos poderão votar nas primárias deste domingo (17) no Paraguai, um pleito que definirá os candidatos oficiais para as eleições legislativas e presidenciais de abril de 2018. A informação é da Agência EFE.

Todas as atenções estão sobre os pré-candidatos à presidência, uma disputa polarizada entre dois principais partidos do país: o Partido Colorado, de Horácio Cartes, com 2 milhões de filiados, e o Partido Liberal, o maior da oposição, com 1 milhão de filiados.

O senador Mario Abdo Benítez e o ex-ministro da Fazenda Santiago Peña, apoiado por Cartes, são os favoritos nas primárias do Partido Colorado. O atual presidente do país, por sua vez, se apresenta para ser um dos candidatos da legenda ao Senado.

Também estão na disputa, mas com menos chances, os pré-candidatos Efraín Enriquez e o ex-militar Alfredo Machuca.

No Partido Liberal, o duelo é entre Efraín Alegre, presidente da legenda, e Carlos Mateo Balmelli, ex-presidente do Congresso.

As últimas pesquisas apontam um empate técnico entre os pré-candidatos do Partido Colorado. Já entre os liberais, a vitória de Alegre é dada como certa, graças ao apoio da máquina partidária.

Os paraguaios também escolherão os candidatos à vice-presidência, ao Congresso, aos governos dos departamentos e também aos representantes do país no Parlamento do Mercosul.

Além dos dois principais partidos, mais 19 legendas fazem neste domingo suas eleições primárias. O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), que auxilia na organização da escolha, afirma que há 28.531 pré-candidatos no pleito.

Parte dos resultados já será divulgada no próprio domingo, graças à ajuda do TSJE. No entanto, os candidatos que disputarão cadeiras no Congresso, no Parlasur e nas assembleias departamentais serão divulgados nos próximos dias pelos partidos.

Fonte: Agencia Brasil.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos