nov
6
2017

BRASIL – ENEM 2017: Primeiro dia de provas do Enem tem 30% de abstenção, o maior índice desde 2009.

30% dos candidatos inscritos não compareceram a prova do Enem realizada neste domingo. Esse é o maior número de abstenções desde o 2009, quando o Enem passou a ser utilizado de forma ampla para ingresso nas universidades do país.

Para esta edição, estavam inscritos 6 milhões e 700 mil candidatos e, segundo o Ministro da Educação Mendonça Filho, o número de abstenções estava dentro do esperado.

Ao todo 273 pessoas foram eliminadas neste primeiro dia de prova, sendo que 264 por descumprimento das regras gerais do edital e nove por estarem com equipamentos proibidos e que foram identificado por detectores de metal. Esse número é muito inferior ao do ano passado, quando 3.942 candidatos foram eliminados, segundo o Ministro da Educação.

Contudo, este ano as provas estão sendo aplicadas, pela primeira vez, em dois domingos diferentes e, portanto, estes números não são definitivos e podem aumentar com as abstenções da última prova.

Ao todo foram registradas 4 ocorrências, sendo duas por participantes que saíram de sala com o caderno de prova em mãos antes do horário permitido e duas por falta de energia em locais de realização das prova. Um dos candidatos que saiu da sala com a prova na mão foi identificado e foi desclassificado, outro ainda não foi identificado.

Quanto aos estudantes que estavam nas escolas que ficaram sem luz, uma em Teresina, no Piauí e outra em Uruaçu, em Goiás, farão suas provas em dezembro, quando há a reaplicação do Enem para as pessoas que são privadas de liberdade e demais intercorrências. Além dessas ocorrências, um aluno foi identificado com um cigarro de maconha no bolso, mas pode fazer a prova e não foi eliminado.

A polêmica em torno dos critérios de correção das redações também foi tema da coletiva. O Ministro da Educação falou que a decisão do STF será respeitada e que a decisão de não recorrer foi também para garantir segurança e estabilidade para quem está realizando a prova.

O Ministro avaliou ainda positivamente o tema da redação que foi “Desafios para formação educacional de Surdos no Brasil” . Falou que o Brasil precisa enfrentar essa questão.

Neste domingo foram realizadas as provas de ciências humanas, ciências da natureza e redação. No próximo domingo, as provas continuam e serão aplicadas nos mesmos lugares e também no mesmo horário de início. A prova da semana que vem, contudo, terá uma hora a menos de duração.

Fonte: Agencia Brasil

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Faculdades Inta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

novembro 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Nosso Acessos

Contador de visitas y estadísticas

Forronejo na Fm Paraíso