out
16
2017

MUNDO – Papa Francisco canoniza trinta mártires brasileiros do século XVII

35 pessoas, incluindo 30 mártires assassinados em território brasileiro no século XVII, foram canonizados, nesse domingo (15), pela Igreja católica no Vaticano. A canonização foi realizada em tradicional missa, em que o Papa Francisco pronunciou uma homília. O rito foi acompanhado por mais de 35 mil fieis nas dependências da Praça São Pedro.

Além os 30 mártires mortos no Brasil, também foram canonizados três adolescentes mexicanos convertidos no século XVI, um espanhol e um italiano. O contexto dos assassinatos cometidos em terras brasileiras é da chegada dos holandeses no século XVII e perseguição calvinista contra os católicos. Os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro e seus companheiros laicos, canonizados nesse domingo, foram os primeiros mártires do Brasil.

Os mártires foram assassinados por índios e holandeses frente a perseguição religiosa durante dois massacres em 1645 em Cunhaú e Uruaçu. Beatificados pelo Papa João Paulo II em 2000, eles morreram de forma extremamente violenta. Alguns tiveram os corações arrancados após torturas e mutilações, segundo historiadores.

Os jovens mexicanos foram assassinados entre 1527 e 1529. Cristóbal, Antonio e Juan receberam formação de missionários franciscanos espanhóis. Cristóbal foi morto pelo pai a pauladas. O jovem tentava converter o pai, que o matou quando o novo santo voltava da escola franciscana. Os outros dois jovens foram assassinados por indígenas em Oaxaca, no México.

Os outros canonizados são Faustino Miguel, espanhol nascido na Galícia, que dedicou sua vida ao ensino, e o italiano Antonio Falcone, um padre que percorreu o sul da Itália.

(Via Verdinha.com.br)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário