set
1
2017

CEARÁ – OAB e Assembléia Legislativa promovem Iª Congresso Cearense de Direito Eleitoral.

O I Congresso Cearense de Direito Eleitoral (Concede) teve início na noite desta quinta-feira (31/08), no anexo II da Assembleia Legislativa, com a conferência de abertura “Democracia, Direito e a Judicialização da Política no Brasil”. A palestra foi proferida pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli. O evento é uma parceria da Assembleia Legislativa com a OAB-CE.

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), o congresso é mais uma das importantes parcerias da Casa e traz um debate necessário no atual contexto de discussões sobre reforma política. “Terminada essa eleição, já tem que se pensar nesta reforma política como um todo. É muito bom estar aqui com autoridades e ministros que entendem do assunto”, afirmou.

Dias Toffoli abriu a conferência apresentando um trabalho inédito, de autoria dele, que trata sobre a judicialização da política no Brasil e explica como o Poder Moderador, instituído pela Constituição Brasileira de 1824, atualmente é exercido pelo Poder Judiciário. O ministro contextualizou o discurso abordando as origens do Poder Moderador na França e nos Estados Unidos.

Trazendo a discussão para a instituição desta função no Brasil, Toffoli destacou que, segundo o artigo 98 da Constituição de 1824, o Poder Moderador é “a chave de toda organização política”. “Ao longo do Império, foi pela autoridade do Poder Moderador – o Imperador –, com seus amplos poderes, que se manteve a unidade nacional, as fronteiras da nação brasileira, bem como sua expansão”, elucidou. O ministro discursou ainda sobre a criação do Supremo Tribunal Federal (STF).

“O fim da monarquia e a Proclamação da República, por meio do golpe realizado pelo Exército, em aliança com setores da burguesia e da classe média nacional, trouxe uma nova modelagem constitucional para o Brasil”, explicou. Nesse contexto, é criado o STF em 1890, concebido pelo jurista brasileiro Rui Barbosa.

Segundo o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/CE) e integrante da coordenação geral do evento, Leonardo Vasconcelos, o processo de escolha dos líderes políticos apresenta-se como o maior desafio da sociedade dentro do modelo do Estado Democrático de Direito – principalmente numa conjuntura política de desvios e corrupções.

“Nesse contexto, nós da Comissão de Direito Eleitoral, cientes da nossa função social como operadores do Direito e formadores de opinião, sabendo do nosso papel de difundir conhecimento e preparar a sociedade para esse processo democrático de escolha dos representantes, idealizamos o I Congresso Cearense de Direito Eleitoral, trazendo para o debate os mais variados temas sobre direito eleitoral”, enfatizou.

O presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral (Icede) e assessor jurídico e de Relações Institucionais da Presidência da AL, André Costa, agradeceu aos parceiros de organização do evento, ressaltando o apoio do presidente da Casa, Zezinho Albuquerque. “No ano passado, nós fizemos três seminários regionais de direito eleitoral, também trazendo ministros e ex-ministros do TSE, e a Presidência da Assembleia deu total apoio. Agora, o presidente abriu não só a Casa, como também contribuiu com a infraestrutura”, informou.

Compuseram a mesa de abertura o procurador geral da AL, Rodrigo Martiniano; a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE), desembargadora Nailde Pinheiro; o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Cid Marconi; o juiz federal e  do TRE/CE, Alcides Saldanha; o promotor de justiça Emmanuel Girão; a juíza do TRE/CE e coordenadora do I Concede, Kamille Castro; o integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Valdetário Monteiro; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PDT); e o presidente da OAB/CE, Marcelo Mota.

A programação do evento segue até sábado (02/09), no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, localizado no anexo II da AL.

Fonte: site da AL-CE.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Faculdades Inta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

setembro 2017
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Nosso Acessos

Contador de visitas y estadísticas

Forronejo na Fm Paraíso