jul
12
2017

BRASIL – Juiz Moro condena Lula a nove anos e seis meses de prisão

O juiz federal Sergio Moro, relator da Lava Jato no Paraná, condenou nesta quarta-feira, 12, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nove anos e seis meses de prisão. A condenação ocorre pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex no Guarujá (SP).

Como a condenação ocorre ainda em 1ª instância, Lula segue elegível e poderá recorrer em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre. Apesar de Lula ser réu em outros processos da Lava Jato, esta é a primeira vez que o ex-presidente, hoje com 71 anos, é condenado na Justiça.

“Entre os crimes de corrupção e de lavagem, há concurso material, motivo pelo qual as penas somadas chegam a nove anos e seis meses de reclusão, que reputo definitivas para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, diz decisão do juiz.

Lula pode ficar inelegível

Para que a decisão de Moro tenha quaisquer efeitos práticos, ela precisa ser referendada pela maioria do TRF-4. A Corte superior leva, em média um ano e meio para analisar as sentenças da Lava Jato no Paraná. Caso Porto Alegre confirme a condenação, o ex-presidente ficaria inelegível por até oito anos.

Na ação que embasa a condenação, Lula é acusado de ter se beneficiado de recursos desviados da Petrobras através da compra e reforma de um apartamento tríplex no Guarujá. Os benefícios teriam sido pagos pela empreiteira OAS em troca de contratos com a estatal.

O ex-presidente nega as acusações e afirma ser  vítima de perseguição política por Moro e pela força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal do Paraná. Ele afirma que não existem quaisquer provas de que o imóvel teria sido comprado ou reformado para o beneficiar.

Redação O POVO Online

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Faculdades Inta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

julho 2017
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Nosso Acessos

Contador de visitas y estadísticas

Forronejo na Fm Paraíso