jun
20
2017

SOBRAL – Prefeito IVO assina convênio com PM para dar suporte a Guarda Municipal nas Blitzs

A prefeitura de Sobral vai pagar uma “continha no valor de 82 mil reais mensais”, pertencente ao Estado. O objetivo é contratar profissionais da PM fora do seu expediente de trabalho, para dar um suporte policial a Guarda Municipal durante as BLITZs que serão realizadas nas ruas da nossa cidade. Essa medida começa a vigorar a partir do dia 1º de julho. Confira a matéria nos enviada pela assessoria da prefeitura de Sobral.
O prefeito Ivo Gomes, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, e o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, Cel Ronaldo Viana, assinaram nesta segunda-feira (19) um convênio que possibilita que policiais militares possam trabalhar durante suas folgas, graças à Indenização por Reforço ao Serviço Operacional (Irso). A verba para o pagamento da Irso será disponibilizada pelo Município de Sobral, que repassará ao Sistema de Segurança cerca de R$ 82 mil por mês para remunerar os PMs. Sobral é o primeiro município que firma convênio com a SSPDS com esse objetivo.
Para tal, a Câmara Municipal de Sobral aprovou, no último dia 13 de junho, a Lei 1.633/2017, que foi sancionada pelo prefeito Ivo Gomes, no último dia 14, e dispõe sobre autorização para firmar convênio entre o município de Sobral e o Estado do Ceará, visando o reforço operacional das atividades da Polícia Militar. O convênio assinado hoje segue agora para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE). A previsão é que até o início do próximo mês de julho os policiais já possam ser empregados, principalmente em blitze com foco em apreensão de armas e drogas e com apoio da Guarda Municipal de Sobral.
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, destacou o papel dos municípios em colaborar com as forças policiais, com o objetivo de prevenir o cometimento de crimes. “Estou fazendo isto, porque a principal preocupação do município de Sobral é a segurança. As prefeituras não podem atuar na repressão à criminalidade, pois isto é uma atribuição constitucional dos governos estadual e federal. Mas as prefeituras podem ajudar muito na prevenção e é o que fará a Prefeitura de Sobral, que atuará em regime de colaboração com as Forças de Segurança. Isso é uma disposição nossa em apoiar a Polícia Militar em desenvolver melhor o seu trabalho na cidade, até o momento em que recebermos os novos policiais, que estão em treinamento, e que devem chegar ao segundo semestre deste ano à cidade. Isso é uma ação que deveria ser, na medida do possível, adotada por todos os municípios do Ceará”, frisou.
Segundo o comandante da Polícia Militar, Cel Ronaldo Viana, o início do emprego da Irso no interior é uma vitória para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a partir da iniciativa do secretário André Costa, uma vez que inicialmente a remuneração era restrita apenas aos policiais que atuam em Fortaleza e o benefício não havia ainda sido expandido para o Interior do Estado. “Para concretizar isto, nós precisamos firmar um convênio junto às prefeituras. Com a necessidade de reforçar o policiamento e a operacionalidade nas ruas, aconteceu hoje a celebração desse convênio e esperamos que até o início de julho essa tropa possa ser empregada em horários diferentes, dando a sensação de segurança para a sociedade. Lembrando que essa tropa está fora do Policiamento Ostensivo Geral (POG) que é empregado diuturnamente na cidade de Sobral e região”, destacou o comandante.
ACHO QUE…
Espero que isso seja realmente um “negócio” favorável ao povo, e que não seja usado somente para intimidar o cidadão ao tentar defender seus direitos. Ressaltar que o dinheiro que pagará mais esse convênio é publico, portanto, que o serviço seja em prol do povo.
O problema é…
Se alguns Agente já eram “arrogantes” com as pessoas, imaginemos agora como o apoio da Polícia. Se faz necessário que se “ensine” como abordar o cidadão com decência e que seja lhe oferecido o direito de pelo menos “argumentar” antes que se comenta qualquer ato arbitrário.
Chega de arrogância…
Fonte: Sobral Agora, com informações da Assessoria de Comunicação da PMS.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos