abr
26
2017

SOBRAL – OPINIÃO: “Quando o Executivo dita as regras no LEGISLATIVO”, o perigo da Câmara amarelar.

O prefeito Ivo Gomes começou seu governo transformando a Câmara Municipal abertamente numa extensão do Poder Executivo. Esse é o perigo da CÂMARA amarelar.

A primeira atitude do Prefeito Ivo Gomes foi solicitar que a Câmara Municipal modificasse o Regimento Interno daquela Casa Legislativa, acabando com a votação de dois terço e fazendo vigorar a “maioria simples” para aprovação de todos os seus Projetos.

O passo seguinte foi trazer dois Vereadores do “tido” grupo oposicionista, sendo que o Vereador do PSL já se elegeu com um pé nos braços de Ivo Gomes. O outro Vereador a vir para a base de Ivo, teve uma negociação mais minuciosa, fala-se em muitas coisas.

Assim sendo, é fácil entender porque a Câmara se tornou a “Casa de Ivo Gomes”. Todo e qualquer Projeto de interesse da Prefeitura chega e é votado em caráter de URGÊNCIA, sem dar tempo para os Vereadores sequer tomem conhecimento do que está escrito ali. Embora alguns Edis, jurem de pé juntos de que LEU TUDO, que está votando SABENDO DE TUDO.

VEJA ISSO…

Ontem(25), um Projeto de Lei enviado pela Prefeitura, que cria um incentivo para o “Servidor” que MULTAR um sobralense, que for julgado em atitude ERRADA, seja na via publica e ou no seu comercio, teve o esvaziamento do plenário por parte dos Vereadores de oposição, que contestaram a falta de clareza do Projeto.

Segundo o Vereador Dr. Giu(SD), da forma como o projeto iria ser aprovado, soava como sendo um CHEQUE ASSINADO EM BRANCO, para que o Prefeito Ivo Gomes, criasse os critérios que bem entendesse para que a pessoa encarregado de MULTAR, usasse o argumento que quisesse. O Projeto foi aprovado ontem, em duas Sessões, sendo uma EXTRA, feita ainda na noite desta terça feira(25).

O projeto agora segue para a Sanção do Prefeito Ivo.

O fato da Casa Legislativa “amarelar” é uma realidade perigosa, tendo em vista que, embora deva ser “harmonioso”, mas os poderes tem funções totalmente contrárias, haja visto que, a Câmara Municipal é também um órgão fiscalizador da sociedade, que deve sempre ter o seu olhar crítico para as ações do Executivo,  num busca constante da transparência das ações ali executadas. O não cumprimento dessa função, pode culminar numa submissão sem prerrogativas, e deixa a sociedade sem força para lutar por seus direitos.

Reclamar prá quem? Onde?…

Vi Vereadores vibrando, com afirmações sem nexos: “agora é na chibata”. Chibata em quem?…No Vereador de oposição e ou no povo, que será a vítima principal, por conta de um Projeto mal feito e aprovado por nossos Edis? …Chibata em quem mesmo???

Sem críticas, mas com uma preocupação procedente, essa é a nossa análise da situação atual. Boa sorte nos próximos passos…

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Anuncie aqui!

Faculdades Uninta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Nosso Acessos

Contador de visitas y estadísticas

Forronejo na Fm Paraíso