abr
20
2017

SOBRAL – BRASILIA: Deputado Moses Rodrigues inova ao propor acompanhamento de implementação do PNE no país e seu relatório é aprovado por unanimidade.

Na manhã desta quarta-feira, 19, o relator da Subcomissão de acompanhamento, monitoramento e avaliação do processo de implementação das estratégias e metas do Plano Nacional de Educação – PNE, deputado federal Moses Rodrigues (PMDB/CE), apresentou o relatório referente as metas e estratégias de 2015 e de algumas de 2016, período referente ao Governo do PT. O relatório foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Educação, nele foi apontado que das 14 metas e estratégias analisadas do PNE, 12 não foram cumpridas no prazo.

Deputado Moses Rodrigues ganhou destaque por ser o primeiro parlamentar brasileiro a acompanhar a implementação do PNE em uma subcomissão específica. Na história da Educação do Brasil, que já teve o PNE1, o parlamentar inovou em propor o acompanhamento do PNE2, em busca de garantir o cumprimento das metas e melhoria da Educação no país.
“Durante dois anos realizamos várias audiências públicas, cobrando o cumprimento de cada meta e estratégia dentro do prazo, porém, infelizmente, não tivemos sucesso. Reafirmo a importância da valorização da educação para alavancarmos o desenvolvimento do país, e para que isto aconteça é essencial a consciência e a responsabilidade no cumprimento das metas e estratégias do PNE dentro dos prazos para não termos um desmonte do PNE”, destacou Moses Rodrigues, relator do Plano.

O relator também destacou que é preciso haver o cumprimento do tripé de sustentação do PNE: a definição do regime de colaboração da União aos estados e municípios; definição do Sistema Nacional de Educação e a definição do CAQi e CAQ, os últimos necessários para custear a educação.

O acompanhamento das metas vem sendo feito desde 2015, quando a Subcomissão Permanente foi instalada.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário