jan
11
2017

SOBRAL -APAGOU: Alunos fazem prova no pátio, por falta de energia no prédio do Curso de Química da UVA.

Alunos do Curso de Química da UVA, campus CIDAO, tiveram que fazer uma prova no pátio externo do campus, em virtude de um apagão ocorrido na noite desta terça feira(10) naquela ala estudantil.

aboa-aabest

Aqui é um prédio antigo, reformado e adaptado para salas de aulas dentro de um espaço que funcionava a empresa CIDAO que trabalhava com extração de óleo vegetal. A Universidade Vale do Acaraú(UVA) é a responsável pela manutenção dos prédios onde são ministrados vários cursos, outra parte do prédio pertence ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Ceará.

História

aboa-aacidao

A CIDAO foi estruturada entre os anos 1914 e 1918 no bairro Cruz das Almas, hoje Bairro Derby e foi, junto com a Fábrica de Tecidos de Sobral, responsável por dinamizar a economia local e fortalecendo o papel regional de Sobral. A Demolição de sua estrutura histórica em 2009, proporcionou um novo uso do seu território, onde alie se instalou o Instituto Federal do Ceará. Viriato de Medeiros, cidadão Sobralense, com forte poder de articulação no cenário político nacional, foi o responsável direto na concretização do projeto da CIDAO, conseguiu junto ao Governo Federal, na época presidido por Venceslau Brás, um conjunto de benefícios que viabilizaram a instalação da indústria. A CIDAO inseriu Sobral na divisão espacial da produção oleaginosa, na qual a exportação para a Europa era realizada via porto de Camocim e mantinha através de Recife relações comerciais com outras cidades brasileiras. Em 1947 a crise de matéria prima, provocou a paralisação da CIDAO em Sobral, mas no ano seguinte passaria por um processo de modernização maquinária, aumentando sua capacidade produtiva, atingindo em 1950 a maior produção estadual de óleo de mamona e oiticica, sendo responsável por 50% da produção do estado. Após os momentos de auge, a produção interna foi sendo reduzida, devido ao cenário mundial de inovação tecnológica e organizacional, não acompanhado pela companhia, culminando no seu fechamento ocorrido na década de 1990.
Crédito da foto: Arquivo de Joscel Vasconcelos
Fonte: Sobral Agora.
Colaboração: Sobral 24 horas.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e em 2018 estreamos com o Programa A HORA DA NOTÍCIA, a partir das 12 hs. Participo ainda do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário