jan
12
2017

BRASIL – JUSTIÇA: STJ nega liberdade para ex-prefeito que fugiu correndo de viatura da Polícia Federal.

Coisa feia…
O STJ indeferiu pedido de habeas corpus em favor de Maurílio Arruda, ex-prefeito de Januária (MG).
aboa aacanalha
Ao ser levado para depor, em setembro de 2016, Maurílio fugiu correndo da viatura da Polícia Federal. O ex-prefeito é investigado em quatro operações policiais: Exterminadores do Futuro, Esopo, Sertão Veredas e Rua da Amargura.( Da coluna do Ancelmo Goes/Globo)
Entenda a fuga

O ex-prefeito de Januária (MG), Maurílio Arruda (PTC), preso no dia 12 de setembro de 2016, conseguiu escapar no fim da tarde do mesmo dia. A fuga ocorreu quando ele era transferido, sem algemas, para um presídio de Montes Claros (MG). Já na cidade de destino, Maurílio Arruda saiu da viatura e foi resgatado por uma pessoa de moto. Segundo a Polícia Federal, o ex-prefeito é considerado foragido.

Prefeito de Januária entre 2009 e 2012, Maurílio Arruda é candidato à reeleição este ano. Ele teve a prisão temporária decretada por cinco dias, após investigações da Operação Sertão Veredas, deflagrada em 2013, indicarem sua participação em desvios de verba pública, envolvendo contratos de obras que não foram executadas. Os processos licitatórios eram direcionados para a empreiteira Af Construtora, que não realizava os serviços ou os fazia parcialmente.

As fraudes teriam ocorrido em seis licitações, cinco delas destinadas a obras de pavimentação e drenagem de ruas de Januária. A outra seria para construção de um parque ecológico. Somados, os custos das obras eram superiores a R$ 4 milhões. O esquema foi revelado pelo proprietário da empreiteira envolvida por meio de acordo de delação premiada, fechado em 2014.

O advogado de defesa do ex-prefeito, Antônio Veloso, disse acreditar que a fuga foi facilitada. “Quando os policiais perceberam que estavam cometendo um abuso, permitiram que ele escapasse. Só assim se explica que uma pessoa consiga sair de uma viatura com três agentes.” Na época, a Policia Federal não fez qualquer manifestação sobre a denuncia feita pelo Advogado de defesa.

Novela: O ex-prefeito é preso novamente.

Considerado foragido, ele foi alvo de um pedido de recaptura e foi encontrado em uma casa no bairro São Bento, na região centro-sul de Belo Horizonte, onde foi detido. Apesar do pedido de recaptura ter sido autorizado pelo poder judiciário de Januária, ele foi solto na noite desta quinta-feira por um salvo conduto eleitoral. O instrumento impede que candidatos sejam presos nos 15 dias anteriores às eleições, salvo se pegos em flagrante.

Arruda estaria em Belo Horizonte requerendo o beneficio quando foi recapturado, a PF alegou que a situação do ex-prefeito não poderia ser aplicada ao salvo-conduto, uma vez que ele era um foragido e não uma prisão.

O delegado Pedro Dias, da PF de Montes Claros, disse que após o fim da validade do salvo-conduto, que se encerra 48 horas após o fim das eleições, cabe ao judiciário decidir se será realizada uma nova captura de Arruda.

Novela| Capitulo Final: O povo puniu.

A Justiça não puniu, mas o povo sim! O candidato Murilo Arruda(PTC) ficou em terceiro lugar na disputa eleitoral pela Prefeitura de Januária(MG), com apenas 5.503 votos, sendo eleito o candidato do PSB Dr. Marcelo, com 14.066 votos. A cidade teve seis(6) candidatos na disputa para prefeito nas eleições de 2016.

Fontes: O Globo/O Tempo.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

janeiro 2017
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031