dez
6
2016

MUNDO – Papa autoriza, em caráter definitivo, padres a perdoar aborto

O Papa Francisco tornou definitiva a medida que autorizava todos os padres a perdoar os fiéis envolvidos no aborto. Só bispos tinham esse poder.

aboa-baba2

A decisão clamorosa, expressa na carta “Misericordia et misera”, muda um conceito secular. O Papa dá aos padres o direito permanente e definitivo de absolver os que praticam o aborto, seja a mulher, a enfermeira ou o médico. E não é mais necessário o perdão do bispo.

Francisco já tinha permitido isso durante o Ano Santo, que foi encerrado domingo, 20 de novembro, mas agora é para sempre. Só que interromper uma gravidez continua sendo um pecado grave para a Igreja.

“Eu penso que se livrar dos bebês antes que eles nasçam é um crime terrível”, declarou Francisco à TV do Vaticano. O Papa sustentou também que não existe nenhum pecado que não possa alcançar a misericórdia.

No passado, a Igreja já se dividiu entre condenar ou não o aborto. E fazia distinção entre o feto recém-formado e mais desenvolvido. No século 19, o Papa Pio IX determinou que a vida existe desde o momento em que é concebida. Agora, com esta decisão, muda também o direito canônico.

A excomunhão não deverá mais ser aplicada em caso de aborto. O arcebispo Rino Fisichella esclareceu que, para obter a absolvição, é preciso confessar e se arrepender.

Para Francisco, é mais uma batalha na sua tentativa de reformar a Igreja, como acolher os homossexuais, compreender a separação dos casais e dar a comunhão aos divorciados que voltaram a se casar.

Contra ele existe uma ala conservadora da Igreja, que rejeita essas mudanças, mas o Papa Francisco mandou uma mensagem clara: “Que ninguém ou nenhum obstáculo interfira entre o pedido de reconciliação e o perdão de Deus.”

Fonte: G1.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 20 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalha atualmente nas Rádios Paraíso FM-101,1 Mhz, com o Programa FORRONEJO e na Rádio Coqueiros FM -95,3 Mhz, no Programa HORA DA NOTÍCIA. Participo do Programa Alô Alô Zona Norte na Rádio Tupinambá AM de Sobral, com o quadro "moendo a notícia", onde faço comentários sobre os principais fatos da nossa política.

Deixe um comentário

Faculdades Inta

Faculdades Uninta

Image and video hosting by TinyPic

Curta nossa página

Veja posts mais antigos

dezembro 2016
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Fale conosco

Hora certa

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Parceiros do Blog

Tel: (88) 3611-4536

MAIS DE 20 ANOS DE SUCESSO

Rua cel. Ernesto Deocleciano, 660 - centro - Sobral - ceará

Fone: (88)3613-2127



Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


Nosso Acessos

Contador de visitas y estadísticas

Forronejo na Fm Paraíso