out
24
2016

CEARÁ – NA ESTRADA| Manifestação: Cearenses vão a Brasília em defesa da vaquejada

Vaqueiros e organizadores de vaquejadas no Ceará partiram na manhã da última quinta feira(20) rumo a Brasília onde, na próxima terça-feira (25), deverão participar de um protesto nacional contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que julgou inconstitucional a lei cearense 15.299/2013, que regulamentava a vaquejada como prática esportiva e cultural do Estado.

a-boa-aacaminha

Ao todo, 22 caminhões partiram em três comboios que saíram do Eusébio, Caucaia e Canindé, segundo a Associação Cearense de Vaquejada (Acevaq).

O Clube do Vaqueiro, no Eusébio, foi um dos pontos de concentração dos vaqueiros ontem. Do local, saíram sete caminhões – alguns carregados de cavalos – rumo à capital federal. De acordo com o presidente da Acevaq, veterinário Abelardo Ribeiro, a decisão do STF “pegou a todos de surpresa”, pois, segundo ele, a vaquejada está modernizada e os “maus-tratos de bois e cavalos praticamente inexistem”.

Defender a regulamentação da atividade é um dos objetivos da mobilização em Brasília, garante Abelardo, já que, segundo ele, no Ceará, onde há cerca de 700 vaqueiros, a prática segue as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Vaquejada (Abvaq) e pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM), que estabelece mecanismos claros de proteção aos animais.

Regras

Uso de uma calda artificial no boi para evitar machucados, realização das competições em pistas forradas com, pelo menos, 80cm de areia e a proibição do uso de esporas e chicotes são algumas das regras, segundo o presidente da Acevaq, seguidas nas vaquejadas que a Associação apoia. “Temos consciência que precisamos dos animais íntegros”, acrescenta.

No Estado, de acordo com Abelardo, ocorrem entre 20 e 30 vaquejadas a cada fim de semana. Atividades que geram cerca 600 mil empregos diretos e indiretos, garante ele.

Desde a decisão do STF no dia 6, os eventos estão suspensos. Isto porque a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) – instituição que, dentre outras ações, realiza fiscalização agropecuária nas vaquejadas -, segundo Abelardo, foi notificada pelo Ministério Público para que não seja permitida a prática. “É uma orientação, mas a vaquejada não está proibida. O STF apenas não aceitou sua regulamentação”, argumenta.

Na cidade do Eusébio, os vaqueiros que viajaram a Brasília alegaram na concentração não existir maus-tratos nos eventos. Segundo eles, os ativistas protetores de animais desconhecem estes ambientes.

Fonte: Diário do Nordeste

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

outubro 2016
S T Q Q S S D
« set   nov »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31