set
14
2015

CEARÁ – LUTO: Morre a atriz cearense Antonieta Noronha. aos 79 anos.

Pela primeira vez, Antonieta Noronha e Ary Sherlock compartilham o palco juntos no espetáculo Na Corda Bamba Foto: Divulgação

Pela primeira vez, Antonieta Noronha e Ary Sherlock compartilham o palco juntos no espetáculo Na Corda Bamba. Foto: Divulgação

A atriz cearense Antonieta Noronha morreu no início da tarde desta segunda-feira, 14, no Hospital Uniclinic, em Fortaleza, onde estava internada desde domingo, 13. A dama do teatro cearense“, como era conhecida, lutava há meses contra um câncer de mama. O velório está marcado para às 16 horas desta terça feira(15), no teatro Antonieta Noronha (rua Pereira Filgueiras, 4, Centro), que funciona no prédio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, e ocorrerá durante toda a noite, possibilitando uma despedida mais calorosa de amigos e familiares.

A missa de corpo presente será realizada às 10h desta terça-feira, 14, também no Teatro Antonieta Noronha, localizado no Centro de Fortaleza. O enterro ocorrerá às 12h, no Parque da Saudade, em Caucaia. A atriz, natural de Sobral, contava mais de 52 anos de teatro e foi premiada por trabalhos de atuação no cinema e na televisão.

A bailarina Sílvia Moura, que no último mês ministrou a semana Antonieta Noronha, lamentou a perda da amiga e artista conterrânea. “É uma geração inteira que perde um pouco da memória do teatro. Ela faz parte da construção da arte no Estado e deixa um grande legado. Infelizmente, é algo que temos que lidar, pessoas da idade dela que vão nos deixando, nossos ídolos que adoecem”, cita.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) também lamentou a morte da atriz Antonieta Noronha. ”Dama do Teatro Cearense, terá seu exemplo sempre lembrado por todos aqueles que buscam desenvolver e expressar seu talento nos palcos. Sua trajetória é um orgulho para a história das artes cênicas no Estado. Antonieta Noronha dedicou o melhor da sua vida na busca pela interpretação profunda e perfeita de cada um dos personagens que assumiu”, completou.

O secretário de Cultura de Fortaleza, Magela Lima, comentou a trajetória da atriz e lamentou sua morte. “Dona Antonieta Noronha viveu sua arte com uma intensidade impressionante. Era uma artista realizada, mesmo com todos os senões que costumam acompanhar a sina de quem se dedica à arte. Tinha orgulho de tudo o que fez, trabalhou muito, ultrapassou gerações, multiplicou amigos e encantou públicos os mais distintos. Deixa um legado de muito suor e a certeza de que a vida merece ser vivida com entusiasmo até o fim”.

+ Veja a galeria de fotos de Antonieta Noronha

Em agosto, uma série de espetáculos na capital cearense promoveu homenagens aos 50 anos de vida artística de Antonieta. Também pela comemoração, filmes com a atriz foram exibidos no Dragão do Mar e no Cineteatro São Luiz.

Vida
Antonieta Noronha nasceu em Sobral, no dia 14 de agosto de 1936 e começou a atuar aos 18 anos. Ela participou do Programa de Calouros da Ceará Rádio Clube e A Voz de Ouro ABC da rádio Uirapuru, além de integrar o Grande Coral do Conservatório Alberto Nepomuceno e cursar Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em 1964, Antonieta concluiu o curso e entrou no elenco da Comédia Cearense e do Teatro Novo, que era dirigida pelos diretores Marcus Miranda, B. de Paiva e Haroldo Serra. A atriz interpretava comédia, drama e tragédia. Na televisão, Antonieta atuou como a fofoqueira Olinda, do programa Dois na Berlinda, ao lado de Praxedinho.

No cinema, a estreia se deu com o filme “Dora Doralina” (1982), com Vera Fischer e Cleide Yácones. Foi premiada como atriz nos filmes ”O amor não acaba às 15h30min”,” Deixa-me ficar” e ”Tempo da Ira”. No filme brasileiro ”Central do Brasil”, trabalhou ao lado de Fernanda Montenegro.

Também estão no seu currículo as produções: ”Luiza Homem”, ”Milagre em Juazeiro” e ”A Lenda do Gato Preto”. Em 2004, a então Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) inaugurou o teatro que leva seu nome com o espetáculo ”Um minuto de silêncio”.

Redação O POVO Online com informações do Blog do Eliomar

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2015
S T Q Q S S D
« ago   out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930