jun
29
2015

MUNDO – Grécia: Tsipras anuncia fechamento temporário dos bancos gregos e controle de capital

Crise financeira mundial atinge a Grécia. 

A BOA AMISTA

Atenas (AFP) – O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras anunciou neste domingo pela televisão o fechamento temporário dos bancos gregos, e a implementação de um controle de capitais. Tsipras também pediu à população que mantenha a calma.

“A recusa Eurogrupo de prolongar o programa de assistência à Grécia além do dia 30 de junho levou o BCE a não aumentar a liquidez dos bancos gregos e obrigou o Banco da Grécia a ativar as medidas de fechamento temporário dos bancos e a limitar dos saques bancários”, declarou Tsipras, ao mesmo tempo em que assegurou que “os depósitos dos cidadãos nos bancos gregos estão absolutamente garantidos”.

O Banco Central Europeu decidiu manter o limite estabelecido para o sistema de empréstimos de emergência ELA, única fonte de financiamento das entidades bancárias gregas e de toda a economia do país.

Essas medidas foram decretadas após a reunião de um comitê encarregado de reagir à crise financeira, para salvar o sistema financeiro do país, que corre o risco de sofrer uma onda de saques com a possibilidade de moratória.

“Os depósitos dos cidadãos nos bancos gregos estão absolutamente garantidos”, afirmou no discurso o primeiro-ministro.

Tsipras também disse que voltou a pedir a União Europeia e o Banco Central Europeu (BCE) uma extensão do programa de ajuda para o país, que foi rejeitada no sábado.

“É mais do que evidente que essa decisão (do Eurogrupo) não tem outro objetivo que o de chantagear o povo grego (…) e gerar obstáculos para o progresso democrático do referendo”, disse Tsipras no discurso.

“Espero sua resposta imediata diante de uma demanda democrática básica”, afirmou o primeiro-ministro que anunciou na sexta-feira à meia-noite que iria submeter a proposta de acordo dos credores a referendo.

Em Atenas, cerca de 40% dos caixas eletrônicos estão sem dinheiro, afirmou uma fonte.

Fonte: AFP

(Via Diário de Pernambuco)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos