ago
12
2013

BRASIL – “Sepultar sem a declaração de óbito causa prejuízo para a família”, orienta consultora técnica.

A CERTIDAO BOA

Sepultar uma pessoa sem a Declaração de Óbito pode gerar prejuízos difíceis de serem revertidos. As orientações foram repassadas na Oficina de Qualificação das Ações de Vigilância de Óbitos e Sistemas SIM/SINASC, que aconteceu durante essa semana no auditório da IV Ursap, em Caicó.

“Quando uma pessoa morre, a família precisa procurar um médico para emitir a declaração de óbito, tanto para efeito de estatística quanto para os efeitos legais. Essa declaração é de uso exclusivo do médico, nenhum profissional pode emitir. A população não pode procurar um cemitério sem antes ter em mãos a D.O.”, disse Maria Antonieta, consultora técnica do RN.

De acordo com ela, os prejuízos são difíceis para reverter. “Sepultar sem uma declaração pode levar a vários prejuízos. Muitas vezes a família vai abrir um inventário ou a pessoa que morreu tem um seguro, tem bens, e nada disso pode ser desencadeado sem a declaração. Caso a pessoa seja sepultada sem esse documento aí só através da exumação, que é um procedimento mais trabalhoso”, explicou.

Fonte: Blog do Xerife.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos