jun
9
2013

BRASIL – Ex-ministro Ciro Gomes recebe R$ 26 mil como ‘consultor’ do PSB.

A CIRO NOV
Desde que deixou a cadeira na Câmara dos Deputados, no início de 2011, o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes tem outro emprego: presta assessoria política para o PSB do Ceará, cujo presidente é seu irmão, o governador Cid Gomes. Pela função, é muito bem pago: R$ 26,7 mil brutos por mês, o mesmo que um deputado federal.
Atualmente, ele não é mais integrante da direção estadual da legenda, de acordo com dados do no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PSB do Ceará também já teve na sua executiva outro dos irmãos Gomes: o deputado estadual Ivo Ferreira Gomes, que foi secretário de governo de Cid.
Ciro é o principal articulador político do clã e ganhou projeção nacional depois de disputar duas eleições presidenciais (1998 e 2002). Na última, obteve mais de 10 milhões de votos (4º lugar).
Embora não seja mais integrante da executiva estadual da legenda, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ciro é membro da executiva nacional do partido.
Em nota enviada ao GLOBO, a assessoria de imprensa do PSB do Ceará informou que Ciro presta assessoria política à direção estadual do partido por causa de sua experiência como ex-prefeito, ex-governador, ex-ministro e ex-deputado: “(Ciro) auxilia e promove ações da legenda em todo o estado, atuando também na criação de diretórios municipais.” A assessoria confirmou que ele recebe como pagamento o mesmo que um deputado federal.
O pagamento para eminências políticas dos partidos não é ilegal. O ex-presidente Lula, antes de se tornar presidente e mesmo antes de andar pelo mundo fazendo palestras e cobrando um bom dinheiro — depois que saiu do Planalto —, também recebia salário do PT. A presidente Dilma Rousseff, quando deixou o cargo de ministra da Casa Civil, em 2010, para se dedicar à campanha, também teve despesas pagas pela legenda. (C.G.)
(O Globo)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos