maio
7
2013

MUNDO – Vaticano divulga agenda de visita do Papa Francisco ao Brasil.

RIO – O Vaticano divulgou às 7h desta terça-feira (meio-dia no Vaticano), a programação oficial da viagem do Papa Francisco ao Brasil. Papa Francisco chega ao Rio na tarde do dia 22 de julho, uma segunda-feira. Ele será recebido no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim pela Presidente da República, Dilma Rousseff; pelo Arcebispo da Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; pelo Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB, Cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo Governador Sérgio Cabral; e pelo prefeito Eduardo Paes.

No aeroporto não serão realizadas formalidades particulares e não serão pronunciados discursos. Ele aguardará na sala presidencial do aeroporto, enquanto a comitiva prepara o cortejo papal.

O Papa Francisco deixará o aeroporto de papamóvel em direção ao Palácio Guanabara, sede oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde será realizada a cerimônia de boas-vindas. Além da execução dos hinos e honras militares, haverá discursos da presidente Dilma e do Papa; em seguida a apresentação das duas delegações, uma brasileira e outra vaticana

O Papa deixará o Palácio Guanabara em direção ao Sumaré, onde ficará durante a permanência no Rio. A terça-feira, será estritamente privada até a manhã de quarta-feira, 24 de julho. Na quarta-feira, às 8h15m, o Papa deixará o Rio, e de helicóptero irá até Aparecida, em São Paulo, onde visitará a imagem de Nossa Senhora no Santuário Nacional e celebrará uma missa.

Papa Francisco será acolhido pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo Reitor do Santuário Padre Domingos Sávio da Silva. Ele almoçará no Seminário Bom Jesus, retornando depois ao Rio.

No fim da tarde, o Papa Francisco visitará o Hospital São Francisco de Assis, no Rio. A unidade dedica-se à recuperação dos dependentes de droga e de álcool, além de assistência médica-cirúrgica, assegurada gratuitamente aos indigentes, com cerca 500 leitos. Está previsto um discurso do Papa no local.

No início da noite, Papa Francisco retornará ao Sumaré onde irá jantar de forma privada e onde pernoitará. Na quinta-feira, o Santo Padre celebrará no início da manhã uma missa em privado na residência do Sumaré.

Às 9h, o Papa Francisco deixará o Sumaré em direção ao Palácio da Cidade, onde receberá das mãos do Prefeito Paes, as chaves da cidade e irá abençoar as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e paraolímpicos.

Por volta das 10h, ele deixará o Palácio da Cidade e se dirigirá à comunidade da Varginha, em Manguinhos, para uma visita e será acolhido pelo pároco, pelo vice-pároco, pelo vigário episcopal e pela superiora das irmãs de caridade. Logo em seguida, se dirigirá para a pequena igreja dedicada a São Jerônimo Emiliano onde encontrará alguns membros da comunidade paroquial.

Na Paróquia, após um momento de oração, será abençoado o novo altar e o Papa oferecerá um presente à comunidade. O Santo Padre seguirá depois ao campo de futebol, onde estará reunida a comunidade. Ao longo do percurso de cerca de cem metros, ele visitará a casa de uma família da comunidade.

Papa Francisco retornará depois ao Sumaré para o almoço em privado. À tarde, às 17h, o Papa deixará novamente o Sumaré em direção à Praia de Copacabana, onde haverá a festa de acolhida aos jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Na sexta-feira de manhã, haverá outra missa na residência do Sumaré. Em seguida, ele irá à Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, onde às 10h irá confessar cinco jovens, representantes dos cinco continentes.

Após as confissões, Papa Francisco seguirá para o Palácio São Joaquim, residência do Arcebispo do Rio, o qual acolherá o Papa na entrada principal.

Papa Francisco irá encontrar cinco jovens detentos, acompanhados de assistentes sociais. Em seguida o Papa e o arcebispo se dirigirão ao primeiro andar para visitar a capela onde encontrará as irmãs que trabalham na residência.

Às 12h, o Santo Padre do balcão do palácio rezará a oração do Angelus. Em seguida encontrará os 20 membros do comitê organizador e os dez grandes patrocinadores JMJ. Não estão previstos discursos.

No Salão redondo no primeiro andar do arcebispado, o Papa Francisco almoçará com Dom Orani Tempesta e com jovens de várias nacionalidades. O almoço terá a duração de cerca um hora. Após o encontro, o Papa retornará ao Sumaré.

No fim da tarde, às 17h, retornará à Praia de Copacabana para a Via Sacra com os jovens. Depois retornará ao Sumaré onde pernoitará. No sábado de manhã, Papa Francisco irá à Catedral da cidade onde celebrará uma missa, às 9h, com os bispos da JMJ, sacerdotes, religiosos e seminaristas.

Já no Teatro Municipal, às 11h30m, Papa Francisco encontrará a classe dirigente do Brasil; presentes políticos, diplomatas, expoentes da sociedade civil, empresários, pessoas ligadas à cultura e representantes das maiores comunidades religiosas do país. O Papa fará um discurso. Na conclusão, o Pontífice retornará ao Sumaré onde irá almoçar com os cardeais do Brasil, a presidência da CNBB, os bispos da região e a comitiva papal.

No início da noite, por volta das 18h15m, o Papa deixa o Sumaré em direção do Campus Fidei de Guaratiba, na Zona Oeste, onde será realizada uma vigília de oração com os jovens.

No domingo, dia 28, Papa Francisco deixará novamente o Sumaré, às 8h20m, em direção a Guaratiba. Durante o deslocamento, o helicóptero do Santo Padre sobrevoará a estátua do Cristo Redentor. Às 10h, terá início a missa de envio da JMJ Rio2013, com a presença da presidente Dilma Rousseff.

Depois o Papa retornará ao Sumaré onde irá almoçar com a comitiva papal. Ainda no Sumaré, ele encontrará com os cerca de45 bispos do comitê de coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), às 16h.

Na segunda-feira, dia 29, depois de se despedir da residência do Sumaré Papa Francisco se dirigirá ao Rio Centro onde encontrará cerca de 15 mil voluntários da JMJ. O Papa fará um discurso.

Às 18h30m, haverá a cerimônia de despedida no aeroporto do Galeão. O Papa Francisco será acolhido no pavilhão de honra Marechal Trompowski de Almeida pela  presidente Dilma Rousseff.

O retorno a Roma está prevista para as 19h, com chegada na Itália, às 11h30m.

Agência O Globo


About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos