fev
25
2013

Bento 16 se encontra com cardeais para tomar últimas decisões de papado.

A menos de três dias da histórica renúncia, o papa Bento 16 se encontra nesta segunda-feira (24) com cardeais em audiências individuais. O que o Vaticano não informou foi o nome dos religiosos, tampouco os assuntos que serão tratados nesses encontros.

ENTENDA O PROCESSO SUCESSÓRIO DO PAPA.

Quando o chefe da Igreja Católica renuncia a sua função ou morre, seu sucessor é eleito pelos cardeais reunidos em conclave na Capela Sistina, onde ficam isolados do mundo exterior.

Cinco cardeais brasileiros deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do papa Bento 16. Segundo a última lista do Vaticano, há um total de 116 cardeais aptos a votar no conclave.

Para poder votar na escolha do papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos. O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite.

Há especulações, no entanto, que o pontífice possa aproveitar esses seus últimos minutos de “reinado” para influenciar na decisão do conclave, que vai eleger o próximo papa, ou mesmo para discutir o conteúdo do “Motu Proprio” com a alteração de alguns pontos da Constituição Apostólica e a antecipação da eleição.

O documento, segundo o jornal italiano “La Stampa”, será publicado ainda nesta segundo. O periódico adiantou ainda que o texto não é “muito extenso”, mas autoriza a antecipação do conclave com início a ser definido pelos cardeais no Congregação Geral, marcada para 1º de março. “La Stampa” chegou a informar que o início do conclave está previsto para entre 9 e 11 de março.

Mas, esse não é o único assunto que possivelmente será tratado por Bento 16 nessas reuniões individuais. Na última semana, a imprensa italiana revelou a existência de um relatório encomendado pelo pontífice a três cardeais de confiança sobre o escândalo do vazamento de informações confidenciais da Santa Sé, chamado de Vatileaks.

O documento de 300 páginas, segundo o jornal “La Republica”, descreve as lutas internas pelo poder e pelo dinheiro, assim como o sistema de chantagens internas baseadas em fraquezas sexuais, o chamado “lobby gay” do Vaticano. E, como apontou o “La Stampa”, o papa tem a intenção em colocar todos os cardeais a par do conteúdo.

A Santa Sé rebateu as denúncias e classificou-as como “calúnias”. “Há quem tenta aproveitar o momento de surpresa e desorientação, após o anúncio de que o papa Bento 16 abandonará seu cargo, para semear a confusão e desprestigiar a Igreja”, declarou o porta-voz do Vaticano, padre Frederico Lombardi.

Fonte: UOL 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

fevereiro 2013
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728