out
28
2012

A exemplo do Brasil, o Chile vive hoje um dia de eleições municipais.

A exemplo do Brasil, o Chile vive hoje (28) um dia de eleições municipais. O Serviço Eleitoral chileno calcula que mais 13 milhões de eleitores irão às urnas neste domingo, apesar da campanha de algumas entidades que defendem a ausência na votação.

O voto no Chile é voluntário. Até as eleições municipais de 2008, era obrigatório. Na ocasião, houve abstenção de 25% e mais de 500 mil votos foram considerados inválidos e em branco.

A eleição de hoje envolve 17 partidos políticos e 11 mil candidatos a prefeito e vereador, em 345 cidades. Para analistas políticos chilenos, as eleições de hoje servirão como termômetro para a disputa presidencial de 2013.

Um relatório da Rádio Universidade do Chile critica a falta de programas de vários partidos políticos e a propaganda gráfica. O diretor do Serviço Eleitoral, Juan Ignacio García, disse que “a quantidade de opções na cédula pode atrasar o processo de cálculo e a emissão dos resultados%u201D.

Pesquisa elaborada pelo Instituto Nacional de Juventude revelou que 43% dos jovens não pretendem votar nas eleições de hoje. Segundo o levantamento, 20% dos entrevistados se disseram indecisos e 34% indicaram o desejo de votar.

“O nosso apelo para não votar nas eleições municipais é um aviso e, ao mesmo tempo, um convite a construir novos caminhos para a reforma estrutural do sistema político”, disse a porta-voz da Assembleia Coordenadora de Estudantes Secundários (Aces), Heloise Gonzalez.

(Portal Correio Web)

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos