set
26
2012

SECA – 49 Municípios do Ceará em Alerta.

O Ceará tem mais de 85% do território situado no semiárido. E a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) destaca: 49 municípios cearenses já mostram cicatrizes da degradação ambiental.  “Eles estão, de alguma forma, afetados (pela degradação ambiental). Já apresentam sinais de desertificação”, informa Sônia Barreto Perdigão, engenheira agrônoma da Funceme.  

Os municípios estão nos limites do semiárido e, por natureza, são alvo fácil da desertificação. A razão entre a quantidade de chuva anual e a perda de água do solo e das plantas – a evapotranspiração, em termos técnicos – diz o diagnóstico, norteia a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD). Se essa razão estiver entre 0,05 e 0,65, considera o Instituto Nacional do Semiárido (Insa, braço do Ministério da Ciência e Tecnologia), há ocorrência de desertificação. Literalmente, tem-se um “sol de rachar” e um chão de pedras ao invés de milho e feijão. O sertão fica em tons de cinza, e a vida se inverte em sobrevivências.

“Essas regiões se caracterizam por apresentar uma baixa precipitação anual, alta evapotranspiração, concentração de grandes contingentes populacionais e bolsões de pobreza”, retrata o engenheiro agrônomo Aldrin Martin Pérez-Marin, assessor técnico do Insa. “Aplicando-se a definição de desertificação adotada pela UNCCD ao Ceará, pode-se concluir que mais de 85% do território do Estado apresenta áreas susceptíveis a desertificação”, mapeia.

O uso exaustivo e de forma inadequada do solo pela agricultura e pecuária, concordam especialistas, dá corda ao problema. A região é considerada deserto “se estiver degradada, em processo de erosão ou de afloramento de rochas”, completa Sônia Perdigão, da Funceme.

“O primeiro passo para começar o processo de desertificação é o desmatamento, o desaparecimento da vegetação. Associado à monocultura, ao pastoreio e a queimadas. O solo descoberto fica susceptível a chuva, vento, sol. E vai se erodindo, perdendo a vida”, explica Paulo Pedro de Carvalho, coordenador da organização não governamental Caatinga.

Os pesquisadores são cautelosos em afirmar a extensão do sertão cearense que já virou deserto. “Tem uma área em nível mais generalizado. Não podemos dizer com mais precisão o percentual de área degradada”, contrapõe Sônia Perdigão. “Já temos áreas desertificadas. É um termo que temos que ter muito cuidado para não exagerar e mesclar áreas que estão em processo”, pondera Vládia Pinto Vidal de Oliveira, professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“No Brasil, as áreas susceptíveis a desertificação compreendem 1.340.863 quilômetros quadrados, incluindo 1.488 municípios, em nove estados da região semiárida do Nordeste, do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, onde o grau de conhecimento destes processos degradativos e sua extensão são ainda deficitários e necessitam de constantes atualizações”, dialoga Aldrin Martin, do Insa.

No Ceará, existem três grandes núcleos que se encontram nos estudos e nas preocupações da Funceme, da UFC e do Insa. Para Aldrin Martin, são “bem representativos do fenômeno da desertificação, passíveis de serem estudados como áreas-piloto e que se constituem no efeito máximo do processo”: sertão de Irauçuba e Centro Norte; região dos Inhamuns; e Médio Jaguaribe. “Destacando-se os municípios de Santa Quitéria, Itapajé e Canindé; Arneiroz, Independência e Tauá; Jaguaribe, Jaguaribara, Alto Santo e Morada Nova”, sublinha Vládia Vidal, professora da UFC.

ENTENDA A NOTÍCIA

Desertificação é a “degradação da terra, nas zonas áridas, semiáridas e sub-úmidas secas, em resultado da influência de vários fatores, incluindo as variações climáticas e as atividades humanas”. O conceito é da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (www.unccd.int).

( O povo)

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930