set
30
2012

Deu no DN: Programa social sobralense tem projeção internacional.

A Estratégia Trevo de Quatro Folhas, implantado em 2001 pela Prefeitura Municipal de Sobral já atravessou as fronteiras brasileiras. Hoje, serve hoje como base para o projeto “Apoio à Implementação do Programa de Redução da Morbimortalidade Materno-Infantil na República Dominicana”, assinado em novembro de 2011 pela Secretaria de Saúde e Ação Social e a Prefeitura Municipal de Sobral, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), e o Governo da República Dominicana.De acordo com o embaixador do Brasil naquele país, Marcos Vinicius de Souza, as atividades de campo do projeto tiveram inicio no primeiro semestre de 2012, com a viagem de técnicos dominicanos ao Ceará para conhecer a estratégia que já rendeu publicações internacionais para o município.

O objetivo do projeto é o de auxiliar o governo dominicano na reorganização de seu sistema de saúde no que tange a atenção materno-infantil e a garantia de apoio social às famílias com gestantes, puérperas e crianças em situação de risco clínico e social.

Segundo a coordenadora de Atenção Primária à Saúde, Indhira Sherlock Melo Aguiar, a primeira visita realizada pela Secretaria de Saúde ocorreu em novembro de 2011, por meio do projeto Agência Brasileira de Cooperação (Projeto ABC), que trabalha com intercambio de projetos. “Era uma parceria da agência com a República Dominicana, onde haviam contribuições em alguns pontos, como o Trevo de Quatro Folhas, apresentado lá devido algumas similaridades entre problemas sociais dos dois países”, disse.

Porém, o Trevo de Quatro Folhas não pôde ser reproduzido em sua exatidão, de acordo com Indhira. “Em Sobral, já havia uma rede de atenção primária que atendia quase toda a população, com cuidados mais próximos à família e serviços de saúde ao alcance da população. Ou seja, havia uma estrutura anterior que dava atendimentos básicos, coisa que a República Dominicana ainda não possuía, pois sua saúde pública era bastante incipiente no final do ano passado”, explicou.

Estratégia

Indhira diz ainda que a visita dos profissionais sobralenses foi a primeira etapa, sendo seguida pela visita dos profissionais dominicanos para conhecer o dia a dia da aplicação da estratégia. “Como não podia ser reproduzido exatamente igual nos dois países, os profissionais vieram a Sobral no inicio deste ano para conhecer o trabalho e a partir dele adaptá-lo para a realidade do país”, finalizou.

Iniciado como projeto em dezembro de 2001, o Trevo é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Sobral desenvolvida pela Secretaria de Saúde e Ação Social com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materno-juvenil. No ano de implantação, o número de óbitos infantis era de 107, já em 2011, houve uma queda de quase 50%, sendo registrados apenas 58 óbitos.

Composta por uma equipe de 17 pessoas, a estratégia funciona em parceria com outros projetos, como o Flor do Mandacaru, que tem como objetivo a prevenção da gestação na adolescência e a saúde sexual e reprodutiva para adolescentes.

Conforme a enfermeira do Trevo de Quatro Folhas, Erika Sales, antes da implantação do projeto, as maternidades já possuíam um trabalho no sentido de orientar as famílias, mas não estava sendo o bastante. “Com o estudo feito na época, as autoridades entenderam que a população não precisava apenas de informações, como também de um apoio físico e emocional”, comentou.

O público alvo da estratégia são gestantes, puérperas e crianças em situação de risco clínico e social, dentro dos parâmetros estabelecidos. “Todas as mães e crianças passam por um critério dentro do Trevo, para avaliar se há realmente a necessidade financeira e familiar, pois como não podemos atender todos, devemos buscar aquelas realmente carentes, que não tenham dinheiro para pagar uma empregada ou babá ou mesmo se alimentar corretamente”, explicou .

Para a localização dessas pessoas, a equipe conta com a ajuda dos Centros de Saúde da Família , que identificam tanto as pessoas que necessitam da ajuda quanto as mulheres que podem atuar como “Mães Sociais”, um dos projetos do Trevo.

Comunidade

A Mãe Social, de acordo com a enfermeira Vânia Maria Ximenes, é uma mulher da própria comunidade que durante certo período irá ajudar nas tarefas domésticas e passará a mãe dicas importantes, como a massagem no seio para estimular a produção de leite. “Escolhemos sempre pessoas do próprio bairro para esse auxilio, para que não haja choque cultural. Ela atua como apoio nos primeiros 10 a 15 dias após o parto, de acordo com cada caso, e como professora para orientar as mães em coisas como aleitamento e maneira correta de banhar a criança”, disse.

Para que a mãe esteja apta a receber esse auxilio, assim como o apoio alimentar, ela deve estar de acordo com os parâmetros estabelecidos, como não possuir auxilio familiar e necessidade de repouso absoluto, além de risco ou mesmo situação de desnutrição e com o chefe de família desempregado ou sem renda.

Dentre as outras atividades do Trevo, há o Comitê Municipal de Prevenção à Mortalidade Materna, Perinatal e Infatil, que apura se a morte poderia ser evitada ou não a fim de estudar melhoras nesse sentido; o acompanhamento psicológico às gestantes usuárias de crack, e captação de padrinhos e madrinhas e empresas colaboradoras com o Instituto Trevo de Quatro Folhas, responsável principalmente pela compra das cestas básicas que são distribuídas.

(DIÁRIO DO NORDESTE)

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2012
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930