jul
11
2012

Senado cassa mandato de Demóstenes Torres com placar recorde.

E acabou a novela . “56 votos pela cassação, 19 votos pela absolvição e 5 abstenções. Este foi o resultado final da votação que cassou o mandato do Senador Demóstenes Torres(Ex-DEM), fato ocorrido no inicio da tarde desta quarta feira(11/07).

O resultado da votação da cassação de Demóstenes Torres (GO) registrou um recorde para decisões deste tipo. Segundo senador cassado da história, a condenação de Torres é superior à de Luiz Estevão (PMDB/DF), cassado com 52 votos, em 2000, por envolvimento com o desvio de R$ 169 milhões em obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

Quase 30% dos senadores, no entanto, consideraram que não havia elementos suficientes para a cassação ou se omitiram do julgamento. Somados os 19 votos contrários e as 5 abstenções, 29,6% dos 81 senadores optaram por não condená-lo.

Na última sessão de cassação ocorrida no senado, em setembro de 2007, Renan Calheiros foi absolvido. Faltou apenas um voto para cassá-lo. O senador, à época presidente da Casa, livrou-se da perda do mandato com um placar de 40 votos a favor, 35 contrários e 6 abstenções. Um mês depois, licenciou-se da presidência e, em dezembro, renunciou ao cargo para evitar a votação de nova representação e manter o mandato.

Entre três outras acusações, Calheiros foi julgado no plenário por utilizar dinheiro da empreiteira Mendes Júnior para pagar pensão à amante Mônica Veloso.

INELEGÍVEL…

Com a decisão do Senado, Demóstenes Torres fica inelegível até fevereiro de 2027, de acordo com a Lei da Ficha Limpa – da qual o senador foi relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Ele só poderá concorrer a cargos públicos, portanto, em 2028.

(Christina Lemos – Jornalista)

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos