maio
4
2012

A poupança mudou. O que isso mexe com seu bolso?

O governo anunciou as esperadas mudanças na regra da caderneta de poupança. E o que isso significa para o seu bolso? Em primeiro lugar, significa que o brasileiro vai ter de se acostumar a taxas de juros mais reais, a remunerações menos espetaculares para o seu dinheiro. Espetaculares? Sim… Como lembra o economista Luiz Calado, autor do livro Fundos de Investimento, o americano nem em sonho recebe 6% ao ano para o que investe. “Com sorte, recebe 1% ao ano, para aplicações longas e com a inflação, o rendimento chega a ficar negativo”, lembra Calado.

Desse modo, o brasileiro terá que se acostumar a receber remunerações mais condizentes com aquelas pagas no mundo todo. E, se quiser receber mais, terá de aprender a arriscar mais, a suportar mais risco, como a Bolsa ou investimentos mais sofisticados.

Para o feijão-com-arroz, a poupança deve continuar a ser a estrela.

O que mudou?

Pela regra antiga, a poupança assegurava um rendimento de 6% ao ano (0,5% ao mês), mais a Taxa Referencial, a TR. Sobre a poupança não incidia o Imposto de Renda (que nas aplicações financeiras varia de 15% a 22,5%), nem IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) nem qualquer tipo de taxa de administração ou carregamento.

Pela regra nova, válida a partir desta sexta-feira, 4, a remuneração da caderneta de poupança passará a ser atrelada à Taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. A poupança continua livre de IR.

Por que isso aconteceu?

A mudança na regra é vista como “absolutamente necessária” pelos economistas com quem conversei. Sem essa mudança, não havia como baixar a taxa de juros, já que a remuneração fixa da poupança iria atrair os investidores para essa aplicação, o que colocava em risco o próprio financiamento do governo.

Como isso ocorre? O governo emite títulos da dívida pública para financiar seus gastos. Esses títulos são comprados pelos fundos e também são negociados no Tesouro Direto. Se os fundos, com suas taxas de administração, incidência de IR e IOF, têm sua rentabilidade prejudicada pela queda na taxa básica de juros e sofrem concorrência direta da poupança (que mantinha a remuneração de 6% ao ano mais TR), esses fundos perderiam aplicações, o que faria com que, em última análise, o governo perdesse seus financiadores.

Pelas contas de Luiz Calado, com a Selic a 9% ao ano, os fundos com taxa de administração de 1,5% ao ano já estavam perdendo para a poupança. “Já estava havendo migração dos fundos para a poupança”.

Para o professor de Finanças da FEA-USP  Rafael Paschoarelli, “o governo foi habilidoso e a solução encontrada foi boa e inteligente”.

A poupança continuará a ser atrativa?

Ambos os economistas acreditam que a poupança continuará a ser um investimento atraente para quem tem poucos recursos.

O professor de Finanças da Fiap Marcos Crivelaro resume: “quem não tem muito dinheiro não tem para onde correr”.

Crivelaro acredita que os bancos deverão oferecer alternativas mais rentáveis a quem tem poucos recursos, contanto que estes deixem o dinheiro parado mais tempo.

E o financiamento imobiliário?

Grande parte dos financiamentos imobiliários é financiada com recursos da poupança. Poupança rendia 6% +TR, financiamento cobrava o mesmo. Agora, com a nova regra, há um descasamento que ainda não ficou claro como será ajustado. “Acho que o governo vai pensar nisso amanhã”, brinca Paschoarelli.

Para Luiz Calado, não há que se temer uma fuga da poupança,  já que sempre a poupança rendeu menos que os fundos. “Era muito pior se o governo perdesse seu financiamento”, diz.

Fonte: Sofia Camargo é colunista do R7.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos